sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioGovernos de MT e RO elaboram ações conjuntas para retirar vacina contra...

Governos de MT e RO elaboram ações conjuntas para retirar vacina contra aftosa

Banner animado

SAMSUNG CAMERA PICTURES      Pecuarista pretendem acessar novos mercados que não compram carne in natura de animais vacinados

Caroline Rodrigues | Sedec-MT
Secretário César Miranda se reuniu com autoridades do estado vizinho para definir parceria – Foto por: Divulgação \ Sedec-MT

Secretário César Miranda se reuniu com autoridades do estado vizinho para definir parceria

Uma estratégia conjunta está sendo elaborado pelos estados de Mato Grosso e Rondônia para a retirada da vacina de febre aftosa dos rebanhos localizados no estado vizinho e em parte dos municípios mato-grossenses de Juína, Aripuanã e Colniza. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cesar Miranda, explica que o objetivo é garantir toda a segurança do processo, que se faz necessário para garantir novos mercados. Ele lembra que alguns países da Ásia, por exemplo, não compram carne in natura de animais vacinados.

O trabalho será realizado em todo o país, seguindo um calendário elaborado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O governo Federal dividiu o território em cinco blocos, sendo que Mato Grosso está no 1, que compartilha com Rondônia e tem ações previstas para este ano, e no 5, que retirará a vacinação em 2022.

Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (01) com autoridades da Secretaria de Agricultura de Rondônia, em Vilhena (RO), Miranda afirmou que o governo vai redobrar esforços na região e fortalecer as barreiras, que são responsabilidade do Instituto de Agropecuária de Mato Grosso (Indea), autarquia vinculada a Sedec.

Durante as inspeções, será impedida a entrada de animais de outras áreas. Já os que saírem, serão vacinados, como determina o Mapa.

Ele acrescentou ainda que a pecuária é muito importante para o Estado, que tem o maior rebanho do Brasil, com 30 milhões de cabeças, e Rondônia tem 14 milhões de animais, o que representa um patrimônio de mais de R$ 50 bilhões. “Temos que manter a vigilância e mostrar aos compradores internacionais que a carne mato-grossense é segura”.

A segunda etapa das negociações tem data marcada para acontecer. Será em Mato Grosso, no dia 19 de março, e contará com os governadores dos dois estados, Mauro Mendes e Marcos Rocha.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes