Tentando seguir viagem sem passar pelo bloqueio na BR-163, motoristas de carros pequenos e ônibus  chegavam  em Nova  Santa Helena e seguia por um desvio que saia em Itaúba, passando  por dentro de uma fazenda que, segundo alguns motoristas, os proprietários  vinham  cobrando cinquenta reais por carro pequeno e cem reais por veÃculo grande.
              Revoltados com isso, entendendo que assim dificultava ainda mais a solução da parte das autoridades para o desbloqueio da pista, os motoristas de caminhão decidiram trancar o referido desvio, fato esse que gerou grandes transtornos para quem já estava em trânsito, como  ônibus que saiu de Colider hoje as 8:hs da manhã.
Â
E assim segue  no seu  5º dia do bloqueio da BR 163, no km 943, entre as cidades de Nova Santa Helena e Itaúba, sem nenhuma solução.
             A situação não é nada agradável, é muito crÃtica, cargas de produtos perecendo, animais morrendo com sede, pessoas no limite máximo de suas paciência, em fim, muitas e muitas pessoas sem o seus direito de ir e vir, sendo prejudicadas com esse bloqueio,  ação essa que segundo os Ãndios, também é em prol de sanar  prejuÃzos por eles sofridos pela ingerência de Sanna Rochelle Aparecida Silva Sarmento, coordenadora de saúde da Secretaria Especial de Saúde IndÃgena (Sesai) de ColÃder, da qual reivindicam os indÃgenas a exoneração, razão principal do protesto.
        Onde estão os representantes federais, aqueles polÃticos que poucos meses atrás  percorreram o nosso estado, a nossa região em busca de votos?
             Se o problema está na exoneração desta coordenadora, onde está a dificuldade em atender tal reivindicação?  Os Ãndios não estão certos em bloquear a rodovia e tirar o direito de ir e vir de milhares de pessoas, mas também não estão errados em defender seus interesses, reivindicar o melhor para  sua gente.
                     O  que é revoltante é a tranquilidade das autoridades competentes que se quer  demonstra  preocupação com aqueles que estão sofrendo, vÃtimas desse   meio estúpido  buscado pelos indÃgenas  para protestar em prol de suas causas, o bloqueio da BR 163. Esperamos que alguma providência seja tomada com urgência.
                 E reafirmamos, a sugestão para quem tem urgência de viajar e teme ficar muito tempo parado no bloqueio, continua sento a de passar pela rodovia MT- 423, que liga Cláudia a Marcelândia, tendo como entrada o trevo de Cláudia para quem vem de Cuiabá, e de Marcelândia para quem está saindo do Nortão. Da Redação/Folha de ColÃder