Início Segurança Abril Verde: Colíder terá programação voltada a prevenção de acidentes e doenças...

Abril Verde: Colíder terá programação voltada a prevenção de acidentes e doenças do trabalho; Cerest ganha iluminação verde

119
0
Google search engine
Autor: Sérgio Ober

fotos_bancoimagens_4677        O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Norte), de Colíder, está organizando uma programação para marcar o Abril Verde, que é dedicado à conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

           No dia 28 é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída nos Estados Unidos, em 1969, quando uma explosão numa mina de carvão no estado da Virginia matou 78 trabalhadores. No Brasil, foi adotada em 2005.

            A coordenadora do Cerest, Gleice Pavoni, diz que a meta é refletir sobre ações de prevenção a acidente e promoção da saúde no ambiente de trabalho. “É a oportunidade para aprimorar as ações preventivas. A segurança no trabalho é responsabilidade de todos”, destaca.

PREVENÇÃO E ESCLARECIMENTO

        A sede do Cerest de Colíder ganhou uma iluminação verde em apoio ao Abril Verde. “É uma campanha de prevenção e de alerta. É fundamental cobrar ambientes de trabalho mais seguros ”, comenta Gleice Pavoni.

O Brasil ocupa, atualmente, o 4° lugar no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de R$ 26 bilhões com benefícios acidentários.

No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados. A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens na faixa etária de 18 a 24 anos e que exercem atividades de baixa remuneração.