Início CIDADANIA Proerd: com apoio da Prefeitura  programa de prevenção às drogas da PM...

Proerd: com apoio da Prefeitura  programa de prevenção às drogas da PM orientará estudantes de escolas municipais e estaduais em Colider

92
0
Google search engine

Foto:NinaSilva

           O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma iniciativa da Polícia Militar que conta com a parceria da Prefeitura de Colíder, atenderá em 2020 cerca de mil estudantes de quatro escolas públicas municipais – Ivanira Moreira Junglos, Fábio ribeiro da Cruz, Bom Jesus e Atalaia – e duas da rede estadual – André Maggi e Alzira Maria da Silva. A ação foi retomada em 2019 com 250 alunos da Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz.

        O prefeito Noboru Tomiyoshi e a Polícia Militar renovaram a parceria no dia 29 de fevereiro. Nesta quarta-feira (05.02), uma reunião envolvendo policiais militares, o secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes, e diretores das escolas serviu para definir o cronograma das atividades do Proerd, que iniciam junto com o ano letivo, no dia 10 de fevereiro.

“Alinhamos o cronograma de trabalho do Proerd para esse ano. É uma parceria entre a PM e a Prefeitura e que conta com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública [Conseg] e do GGIM, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal no sentido de promover a proteção aos nossos jovens para que eles tenham todas as informações necessárias para dizer não às drogas”, explica Fernandes.

Neste ano, as lições serão levadas para alunos dos 1º, 2º e 5º anos. “Algumas escolas serão atendidas com Proerd no primeiro semestre e as demais no segundo. A instrutora será a soldado Adriele. Ela mora aqui, em Colíder, o que deixa mais fácil o contato com as famílias e as escolas. Queremos reforçar a proteção à nossa juventude”, reforça a sargento Mariza Colling.

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

O Proerd é considerado um programa público importante de prevenção ao uso de drogas e à criminalidade. A soldado Adrielle Leite Sanábria ministrará ações educativas dentro da sala de aula, abordando temáticas de valorização à vida, a importância de manter-se longe das drogas e da violência, informações sobre bullyng, direitos e deveres.

“O Proerd é bastante interessante. É um programa de resistência às drogas, que é levado para o primeiro e o segundo aninho, mas tendo como foco o quinto ano. A gente fez essa reunião com os diretores escolares para explicar um pouco sobre o Proerd. Esse contato da PM com as crianças, os pais e as escolas é fundamental”, destaca a soldado Adrielle.

O Proerd reforça as ações da Polícia Militar prevenção às drogas. O capitão Ben Hur Lima Ribeiro Rodrigues, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, diz que o programa orienta sobre perigos e danos causados pelas drogas. “A intenção é que todas as crianças recebam esse conhecimento e tenham esse contato com a Polícia Militar. É importante que as escolas, os alunos e as famílias estejam interagindo para que as crianças se fortaleçam como cidadãos”, justifica o oficial.

Redação: Sérgio Ober