segunda-feira, 27/01/2025
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTANORTÃO DE MT: Ministério Público do Trabalho  notifica 12 redes de supermercados 

NORTÃO DE MT: Ministério Público do Trabalho  notifica 12 redes de supermercados 

Banner animado

Divulgação

Doze  redes de supermercados do Nortão do Estado do Mato Grosso, foram notificadas pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) para que adotem medidas de prevenção de disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Na última segunda-feira, 13, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) notificou 12 redes de supermercados dos municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Apiacás, Matupá e Paranaíta, no norte do Estado, a fim de garantir a adoção de medidas para prevenção dos riscos de disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

As empresas notificadas são: Rede Del Moro Supermercados, unidades de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Apiacás e Paranaíta; Rede Supermercados Machado, unidades de Matupá e Colíder; Pasqualotto Supermercados e Rede Supermercado Bom Preço, unidades de Juína; Rede Casa Aurora, unidades de Matupá, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte; Rede Kinfuku Supermercado, unidades de Alta Floresta e Paranaíta; Machadão Atacadista, unidade de Alta Floresta; Rede Machadinho, unidade de Colíder; Supermercado Gavea, Rede Atacado Bela Vista e São José Supermercado, unidades de Juara; e Rede Comercial Boa Esperança, unidade de Aripuanã.

A medida preventiva foi adotada em razão do aumento dos casos no estado e da previsão do alastramento da doença nas próximas semanas. A notificação recomendatória foi expedida pela Procuradoria do Trabalho de Alta Floresta. Segundo a procuradora do MPT Ludmila Pereira Araújo, “é essencial assegurar a efetividade das medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para distanciamento social dos trabalhadores com suspeita de agravos à saúde que possam estar relacionados à Covid-19, diante da evidência de que a pandemia causa superlotação nos serviços de saúde, os quais, nem sempre, terão condições de dar resposta de pronto atendimento aos trabalhadores com sintomas leves, face à necessidade de atendimento de pessoas com quadros mais graves”.

Nas recomendações, as redes de supermercados são orientadas a desenvolver um plano de medidas de controle de cunho administrativo ou estrutural para a prevenção dos riscos de disseminação e para evitar a exposição dos profissionais ao novo coronavírus.

O documento cita como medidas a serem adotadas a disponibilização de kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, incluindo sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel não reciclado; e a adoção de políticas para reduzir o número de clientes simultâneos dentro do estabelecimento.

É recomendado, ainda, reorganizar as escalas de trabalho para reduzir o número de trabalhadores por turno, organizar os processos de trabalho para realização de teletrabalho (ou home office) e flexibilizar os horários de início e fim da jornada para evitar períodos de maior utilização de transporte público.

Também deve ser realizada a limpeza dos equipamentos de pagamento eletrônico (máquinas de cartão de crédito e débito) após cada utilização. Os supermercados devem ainda manter à disposição, na entrada do estabelecimento, junto a cada operador de caixa e em lugares estratégicos, álcool em gel 70%, para a utilização dos clientes e funcionários.

Aos profissionais responsáveis pelas atividades de limpeza e higienização, os supermercados devem fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação, segundo as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, compreendendo, no mínimo: óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental, luvas de borracha e botas impermeáveis.

O MPT recomenda também que, havendo fixação de políticas de afastamento de trabalhadores, seja priorizado os que integram o grupo de alto risco, como maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, imunocomprometidos e gestantes.

Segundo o Boletim Informativo n. 38 da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, que foi divulgado na última quarta-feira, 15, o Estado contabiliza 151 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, quatro morreram e 105 ainda estão sendo tratados, seis em leitos de unidades de tratamento intensivo e 99 em isolamento domiciliar.

Os municípios de Mato Grosso com casos de Covid-19 notificados são: Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Canarana, Conquista D’Oeste, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, União do Sul, Aripuanã, Cáceres, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cuiabá.

Leia aqui a Recomendação

Da Assessoria /MPTMT

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes