A espera pelo título definitivo de propriedade chegou ao fim para 98 moradores do bairro Maria Antônia. Nesta sexta-feira (05.06), o prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, realizaram a entrega dos documentos.
A regularização é importante. Além de garantir direito à propriedade, possibilita a inserção dos imóveis no mercado imobiliário e acesso dos proprietários a linhas de crédito. “Significa dar dignidade a essas pessoas, pois legitima a posse da propriedade, com registro em cartório. Também existe a valorização do imóvel”, ressalta Noboru.
O prefeito destaca a contribuição importante do poder judiciário e do Cartório. “Foi fundamental. Tem ainda o trabalho maravilhoso da equipe da Secretaria de Desenvolvimento e do setor de regularização fundiária. Fizeram um belíssimo trabalho aqui no Maria Antônia”, afirma.
DOCUMENTO GRATUITO
O secretário Ronaldo Vinha diz que a regularização foi concedida gratuitamente aos moradores, inclusive o registro em cartório. “As pessoas não pagaram nada. Houve um trabalho minucioso das equipes da Secretaria de Desenvolvimento para fazer esse levantamento. Checaram toda a documentação, levaram ao cartório, que não cobrou por esse serviço. É um dia que ficará marcado para essas pessoas”, comenta.
O secretário diz que a regularização foi realizada sem custos para os moradores. “As pessoas não pagaram nada. Houve um trabalho minucioso das equipes da Secretaria de Desenvolvimento para fazer esse levantamento. Checaram toda a documentação, levaram ao cartório, que não cobrou esse serviço. É um dia que ficará marcado para essas pessoas”, comenta.
Vinha informa que a sua pasta está trabalhando para regularizar 500 lotes do bairro Celídio Marques e mais um residual do próprio Maria Antônia. A regularização também beneficiará, em breve, os moradores do Teles Pires, Balanção, Zé Reis e Sol Nascente.
UMA VIDA MELHOR
Para a dona de casa Florentina Lopes dos Santos Oliveira, o título de propriedade representa uma grande conquista pessoal. “A gente mora no bairro há tantos anos e não tinha documento para provar que a casa é nossa. Agora, graças ao nosso prefeito, conquistamos esse documento. Muito bom mesmo”, comemora.
Rosimere Batista também já está com o título de propriedade da sua casa em mãos. “É a realização de um sonho. Dezessete anos morando no Maria Antônia e a gente sempre com o nome só no IPTU, energia e água, sem ter condições de fazer a escritura. Agora, o prefeito fazendo essa doação para a gente, é um benefício muito grande. Obrigado a ele”.
A moradora Joana Donizete Mendes diz que está muito feliz. “Agora a gente tem certeza que é da gente. E agradeço ao prefeito e a todos que ajudaram a trazer esse benefício para a gente”, afirma.
BOM PARA TODOS
Os moradores estão felizes. Agora, segundo o vereador Marcos Aragão (Marquinhos), terão acesso a vários benefícios e poderão buscar financiamentos em bancos para investir em seus imóveis. “Essas pessoas não eram proprietárias de fato, e hoje elas têm a escritura na mão. Acaba também sendo bom para todos, inclusive para o fortalecimento da economia da cidade”, comenta.
Zé Moreira diz que a regularização fundiária é um processo complexo em Colíder desde a sua ocupação. “Mais de quarenta anos e muitos bairros ainda não tem a escritura. O prefeito Noboru e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico conseguiram entregar esse benefício aos moradores do Maria Antônia. Valoriza a propriedade, podem negociar, financiar e ter acesso a várias outras oportunidades”, informa o vereador.
Texto | Sérgio Ober