Início COMUNIDADE EM PAUTA  SES/MT  emite nota sobre a  situação do  Hospital Regional de Colíder

 SES/MT  emite nota sobre a  situação do  Hospital Regional de Colíder

117
0
Google search engine

Imagereprodução

Sobre a situação do Hospital Regional de Colíder, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que:

1. A unidade hospitalar conta com 16 leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19, sendo que 6 leitos contam com suporte de respirador. A referência para a internação em UTI é a unidade de Sinop;

2. Para fortalecer o atendimento na unidade o Estado já encaminhou aproximadamente R$ 270 mil em equipamentos, entre eles ventiladores pulmonares, e 185 mil itens de Proteção Individual, desde o início da pandemia;

3. Sobre a falta de profissionais da saúde, a unidade esclarece que essa é uma dificuldade encontrada em todo o país e em Mato Grosso na rede pública e privada. A Secretaria está com editais abertos para a contratação de novas equipes, remunerando acima do valor de mercado. Informa ainda que recentemente, foram contratados dois novos plantonistas para a unidade e estão sendo efetivados 30 novos contratos, nos perfis de enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, maqueiro e técnico em radiologia, já com início imediato das atividades.

4. A Secretaria esclarece ainda que foi entregue o quantitativo de 5,3 mil unidades de medicamentos ao hospital, incluindo o composto Midazolan, um sedativo entregue pelo Ministério da Saúde aos Estados e distribuído para os hospitais que tratam a Covid-19. Esses medicamentos são distribuídos para as unidades conforme ocorre o recebimento dos componentes, que estão cada vez mais escassos no mercado mundial.

5. Em relação aos salários, esclarece que o contrato emergencial de profissionais é pago mediante trabalho realizado, portanto, o atestado de afastamento suspende temporariamente o contrato, fato que impede a Secretaria de realizar, de forma legal, o pagamento de plantão não efetivado. Com relação ao pagamento de salários, a previsão é de que haja a quitação no dia 10 de julho, conforme programação do Governo de Mato Grosso.

6. A Secretaria informa ainda que já foi aprovada pelo Gabinete de Situação a ampliação da unidade hospitalar, que deverá ter início nos próximos dias.

SECOM/MT