Início Meio Ambiente Vereadora Maria Helena defende uso racional e proteção de rios e nascentes...

Vereadora Maria Helena defende uso racional e proteção de rios e nascentes para combater escassez

256
0
Google search engine

DaAssessoria

           Nesta segunda-feira, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data visa alertar a população sobre a importância da preservação de nascentes, rios e florestas para garantir a sobrevivência dos ecossistemas do planeta. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data em 1992 para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado do recurso líquido para a vida na Terra.

A vereadora Maria Helena, primeira-secretária da Câmara de Colíder, alerta que a água é de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Ela lembra que todos os anos, durante o período de estiagem, a população de Colíder sofre com o desabastecimento provocado pela escassez no rio Carapá, de onde é captado a água que abastece a cidade. “Isso mostra que o desmatamento das margens e uso sem controle ao longo do leito do rio Carapá comprometem a captação e fragilizam a distribuição aos moradores”, enfatiza.

DEBATE COM A SOCIEDADE

Para a parlamentar, que é professora da rede municipal de ensino, é fundamental debater com a sociedade medidas que protejam a natureza, conservem os recursos hídricos e minimizem a escassez da água. “Precisamos ampliar a discussão desse tema tão importante para todos nós. Aqui, em Colíder, enfrentamos todos os anos o racionamento, que faz com que o caos se instale em nossas casas e prejudica as nossas famílias”, pontua.

Além de debate, Maria Helena cobra a implementação de ações públicas e privadas que garantam a revitalização da bacia hidrográfica de Colíder. “Proteger a nossa água deve ser prioridade para garantir a qualidade e a quantidade necessárias de água nas torneiras da cidade”, avalia. “É fundamental que as pessoas se mobilizem e conheçam a importância da água para os seres vivos, para todos nós. Devemos, todos juntos, trabalhar pela conscientização e adotar atitudes que fazem a diferença”, acrescenta a vereadora.

ÁGUA DISPONÍVEL

O planeta Terra tem dois terços de sua superfície ocupados por água. São aproximadamente 360 milhões de quilômetros quadrados de um total de 510 milhões. Entretanto, 97,5% da água disponível no planeta é salgada. Somente 2,5% é doce, sendo que, deste total, 69% é gelo e, apenas, 31% na forma líquida e disponível para o consumo dos seres vivos.

Redação: Sérgio Ober