O MunicÃpio de ColÃder foi contemplado com o Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e recebeu dois médicos cubanos. De acordo com o Secretário de Saúde, João Santos, os médicos começaram a trabalhar no inÃcio desta semana (12) compondo as equipes do Programa Saúde da FamÃlia (PSF), sendo que o médico Georyanis Ortega Hernandez atende no PSF Santa Clara e a médica Gladys Jimenez Diaz no PSF Sagrada FamÃlia.
          Os médicos cubanos, que foram selecionados pelo Programa Mais Médicos, têm especialização em medicina da famÃlia. Segundo o Ministério da Saúde, 84% destes profissionais têm mais de 16 anos de experiência na área. Depoimentos de pacientes atendidos pelos médicos cubanos em ColÃder dão conta de que os profissionais estão se dedicando a um atendimento Ãmpar no serviço público mostrando preocupação com o paciente e interesse de realizar um diagnóstico preciso.
           O Programa “Mais Médicos” proÃbe prefeituras de demitir profissionais já contratados. Segundo o Ministério da Saúde, os municÃpios que descumprirem essa regra serão excluÃdos do Programa, fato este que está descartado em nosso municÃpio haja vista o desejo da Gestão Municipal em oferecer um atendimento cada vez mais aprimorado. “Nosso objetivo é melhorar o atendimento ao usuário do SUS. O municÃpio de ColÃder pleiteou junto ao Governo Federal 5 profissionais,  no entanto, foi contemplado com dois que já estão em atividades atendendo em horário integral e tem sido de grande importância para a coletividade. São dois excelentes profissionais com experiência no serviço básico e nós aguardamos  a chegada de pelo menos + 2 médicos  para o 2º semestre. É um compromisso do Ministério da  Saúde com o municÃpio de ColÃder. Certamente estarão atendendo nos PSFs novos a serem inaugurados no prazo de 45 dias, 1º o PSF da Torre, posteriormente o PSF Perin, e até o final do mês de novembro  a Unidade Central ao lado do Centro de Saúde”, ressaltou o Prefeito Nilson Santos.
 Â
          O atendimento à população do municÃpio é realizado em 06 postos de saúde, sendo um na zona rural.  Segundo Eliel Kuss adjunto da Secretaria da Saúde, os casos de urgência e as emergências são resolvidos com brevidade, entretanto, os casos menos complicados atendem uma normativa infelizmente de espera e agendamento, todavia a secretaria vem trabalhando para suprir essa deficiência buscando melhora na esperança de alcançar essa vitória de chegar ao nÃvel de excelência em saúde com a providência divina.
         O cadastro do municÃpio no Programa foi realizado no inÃcio do ano e foi contemplado ainda no primeiro semestre. “O atendimento à população deverá melhorar com a chegada dos profissionais ao municÃpio”, completou.