TRT/MT
Nesta terça (27) é comemorado o Dia da Empregada Doméstica, profissional que tem um papel ímpar na organização e limpeza dos lares. Para celebrar a data, a música Vida de Empreguete, sucesso da novela global Cheia de Charme, é a canção escolhida para o programa Música do Dia, da Rádio TRT FM 104.3.
O Dia da Empregada Doméstica é uma alusão ao falecimento de Santa Zita, que viveu na Itália em 1271 e foi eleita padroeira da categoria pelo Papa Pio XII. Em vida, foi conhecida por sua generosidade com os pobres e pegava do seu dinheiro para ajudar a que lhe pedisse ajuda.
Os trabalhadores domésticos só recentemente conquistaram direitos básicos, como jornada de 8 horas, pagamento de horas extras e o recolhimento do FGST, garantidos em 2015 pela Lei Complementar 150 que regulamentou a emenda constitucional que ficou conhecida como a PEC das Domésticas. É inegável a importância dessas pessoas na construção da sociedade brasileira. A origem do termo remonta os tempos de escravidão, quando alguns negros eram retirados das senzalas para exercer funções domésticas, como as amas de leite que amamentavam os filhos dos senhores.
Por conta de sua origem histórica, as empregadas por muitos anos foram marginalizadas, tratadas com preconceito e muito desrespeito, como a própria música ‘Vida de Empreguete’ retrata. “Tá sempre cheia a condução, eu passo pano e encero o chão, a outra vê defeito até onde não há!”