Saúde em MT é assim:Santa Casa de Cuiabá fica sem recursos e fechará as portas antes da Copa
De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a Santa Casa vende serviços para os governos do Estado e Municipal. Atualmente o Estado utiliza apenas os de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo o presidente do hospital, Antônio D’Oliveira Gonçalves Preza, o Estado está em déficit com a unidade de saúde.
O fechamento ainda pode agravar ainda mais a escassez de leitos em Cuiabá, atualmente estimado em 2.700, segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde. Com 197 anos de existência, anualmente a Santa Casa realiza mais de 7.500 cirurgias e dispõem de mais de 200 leitos, sendo que a maior parte destes está cadastrada para atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
Com um corpo de quase 660 funcionários, o hospital tem dificuldade em manter seus salários e, em caráter emergencial, lançará uma campanha de “adoção de um enfermeira”. A proposta é que os apoiadores custeiem mensalmente os benefÃcios das 42 enfermeiras da unidade.
A Santa Casa conta hoje com mais de 20 especialidades e possui o maior centro pediátrico do Estado. A unidade conta com oncologia infantil, cardiologia, gatroenterologia, nefrologia com hemodiálise, neurologia, infectologia, cirurgia geral, clÃnica médica e Pronto-Atendimento Infantil.
Outro motivo que dificulta os trabalhos do hospital é a falta de ambulâncias. Conforme a assessoria, atualmente a unidade possui apenas dois carros antigos que funcionam precariamente.
A instituição conta hoje com o apoio de pessoas e algumas associações, porém a o número de colaboradores ainda não é suficiente para manter ‘viva’ a unidade. Os interessados em contribuir podem entrar realizar deposito na conta da Santa Casa cujo o banco é Sicoob/Coopertec agência 4240-4 e conta corrente de número 91.000-7.
Outro lado
Em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, a sua assessoria de imprensa informou que quem possuiu contrato com a Santa Casa é o MunicÃpio e que os repasses do Governo Estadual estão em dias com a Prefeitura de Cuiabá. A reportagem do Olhar Direto ainda aguarda o retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá.rufanobombo