quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeSANTA CASA DE CUIABÁ PODE FECHAR AS PORTAS POR FALTA DE RECURSO

SANTA CASA DE CUIABÁ PODE FECHAR AS PORTAS POR FALTA DE RECURSO

Banner animado

Saúde em MT é assim:Santa Casa de Cuiabá fica sem recursos e fechará as portas antes da Copa

                       A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá pode fechar as portas a qualquer momento. De acordo com a unidade, por meio de sua assessoria, a previsão é de que o hospital seja fechado antes mesmo do início da Copa 2014. Isso colocará fim a uma trajetória de quase 200 anos de prestação de serviço à saúde em Mato Grosso. Um dos motivos; são os graves problemas financeiros agravados com os atrasos nos repasses dos governos que impedem a continuidade nos atendimentos.
De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a Santa Casa vende serviços para os governos do Estado e Municipal. Atualmente o Estado utiliza apenas os de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo o presidente do hospital, Antônio D’Oliveira Gonçalves Preza, o Estado está em déficit com a unidade de saúde.

O fechamento ainda pode agravar ainda mais a escassez de leitos em Cuiabá, atualmente estimado em 2.700, segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde. Com 197 anos de existência, anualmente a Santa Casa realiza mais de 7.500 cirurgias e dispõem de mais de 200 leitos, sendo que a maior parte destes está cadastrada para atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

Com um corpo de quase 660 funcionários, o hospital tem dificuldade em manter seus salários e, em caráter emergencial, lançará uma campanha de “adoção de um enfermeira”. A proposta é que os apoiadores custeiem mensalmente os benefícios das 42 enfermeiras da unidade.

A Santa Casa conta hoje com mais de 20 especialidades e possui o maior centro pediátrico do Estado. A unidade conta com oncologia infantil, cardiologia, gatroenterologia, nefrologia com hemodiálise, neurologia, infectologia, cirurgia geral, clínica médica e Pronto-Atendimento Infantil.

Outro motivo que dificulta os trabalhos do hospital é a falta de ambulâncias. Conforme a assessoria, atualmente a unidade possui apenas dois carros antigos que funcionam precariamente.

A instituição conta hoje com o apoio de pessoas e algumas associações, porém a o número de colaboradores ainda não é suficiente para manter ‘viva’ a unidade. Os interessados em contribuir podem entrar realizar deposito na conta da Santa Casa cujo o banco é Sicoob/Coopertec agência 4240-4 e conta corrente de número 91.000-7.

Outro lado

Em contato com a Secretaria de Saúde do Estado, a sua assessoria de imprensa informou que quem possuiu contrato com a Santa Casa é o Município e que os repasses do Governo Estadual estão em dias com a Prefeitura de Cuiabá. A reportagem do Olhar Direto ainda aguarda o retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá.rufanobombo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes