

“Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo. Eu acordei com medo e procurei no escuro alguém com seu carinho”. A canção ‘Poema’, gravada pelo cantor e compositor Ney Matogrosso, é a Música do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebradao nesta terça (15).
A música foi escrita por Cazuza como um poema de amor para sua avó materna, Maria José, de quem o cantor era muito próximo. Após a morte de Cazuza, o amigo Frejat transformou os versos em música. O resultado foi um mix de declaração e valorização de uma pessoa idosa com importância ímpar na vida do cantor.
Falar da velhice e do processo de envelhecimento é um tema recorrente em outras canções da música popular. Contudo, a violência contra a pessoa idosa tem crescido nos últimos anos, por isso, o assunto precisa ser abordado.
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi reconhecido oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011 após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
É considerada pessoa idosa aquela com 60 anos ou mais. A violência contra esse público é definida pelo Ministério da Saúde como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento”
A violência mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. Já o abandono é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
(Fabyola Coutinho)







