sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioIdentificado gene resistente a grave doença que afeta a batata

Identificado gene resistente a grave doença que afeta a batata

Banner animado
COLIMEL
Identificado gene resistente a grave doença que afeta a batata
AFP

Um gene resistente à requeima da batata, doença que causou a grande fome de 1840 na Irlanda, foi identificado a partir de uma planta selvagem sul-americana da mesma família – segundo estudo publicado no site da revista Nature Plants.

A requeima da batata, ou “Phytophthora infestans”, ainda é uma ameaça para as batatas, principal cultivo do mundo, além dos cereais.

Estirpes virulentas patogênicas da doença, que também ataca plantas de tomate, conseguiram escapar de todos os genes resistentes à doença identificados até hoje.

Vivianne Vleeshouwers, da universidade holandesa de Wageningen, e sua equipe, procuraram no material genético de plantas silvestres do gênero Solanum (família botânica que inclui a batata) genes que responderam a uma proteína secretada pela requeima da batata, a elicitina.

Após 10 anos de pesquisa, os pesquisadores finalmente encontraram o gene, chamado ELR, em uma planta selvagem sul-americana, a “Solanum microdontum”.

Esta planta contém receptores que constituem uma linha de defesa imunológica e agem como uma série de antenas de radar, cada uma regulada a partir das diferentes características de agentes patogênicos invasores.

Segundo os autores do estudo, a presença simultânea do ELR e da elicitina mata as células em torno da zona infectada, um poderoso mecanismo de defesa da planta que atrasa o progresso da doença.

Quando eles transferiram o gene ELR para a cepa de uma batata de cultura, o tubérculo se tornou mais resistente a várias cepas de requeima.

A descoberta fornece novas estratégias para reproduzir uma resistência ampla e duradoura em variedades de batata, melhorando a segurança alimentar ao mesmo tempo em que reduz o uso de fungicidas.

A requeima da batata entrou para a História após ter causado uma grande fome na década de 1840 na Irlanda, que matou um milhão de pessoas e levou dois milhões a deixar o país.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes