sábado, 21/09/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaPesquisa Vox Populi :Taques aparece com 48% dos votos e seria Governador...

Pesquisa Vox Populi :Taques aparece com 48% dos votos e seria Governador ainda no 1º turno

Banner animado

O senador Pedro Taques (PDT) manteve a grande vantagem sobre seus concorrentes na disputa pelo governo na mais nova rodada da pesquisa Vox Populi, realizada em maio. Em todos os cenários testados, o pedetista é líder disparado e venceria ainda no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje.

A pesquisa saiu a campo entre os dias 9 e 12 de maio, ouvindo mil eleitores em Mato Grosso. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas ocorreram antes da deflagração da quinta fase da operação Ararath, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro que, certamente, vai trazer reflexos à campanha eleitoral. No cenário em que seu adversário da base governista é o ex-vereador Lúdio Cabral (PT), Taques aparece com 48% dos votos totais, contra 13% do petista.

O candidato do PHS, José Marcondes Neto, o Muvuca, tem 2% das intenções neste cenário. Os que votariam branco, nulo ou que não apontaram nenhum nome totalizam 15%. Outros 22% não souberam ou não responderam. Os dados se referem à modalidade estimulada, em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos candidatos.

Na comparação com a sondagem realizada em março, houve apenas uma oscilação dentro da margem de erro. Taques oscilou dois pontos para baixo, enquanto Lúdio se manteve e Muvuca subiu um ponto.

No cenário estimulado em que o candidato da base é o ex-juiz Julier Sebastião da Silva (PMDB), a vitória de Taques seria ainda mais tranquila. O senador aparece com 52% das intenções de voto, contra 2% do ex-magistrado, que está numericamente empatado com Muvuca. Os que disseram não votar em nenhum ou em branco totalizam 19%. Vinte e cinco por cento não souberam ou não responderam.

Na comparação com o levantamento de março, quase não houve mudança. Taques oscilou três pontos para baixo, dentro da margem de erro. Julier oscilou um ponto negativamente, enquanto Muvuca se manteve.

Em um terceiro cenário, em que o candidato da base é o vice-governador Chico Daltro (PSD), Taques surge com 52%, contra 4% de Daltro e 1% de Muvuca. Dezoito por cento disseram votar em branco, nulo ou não apontaram nenhum dos nomes. Vinte e cinco por cento não souberam ou não responderam.

O Vox Populi também testou um cenário com Taques enfrentando dois candidatos da base. Neste caso, ele teria 46%, Lúdio Cabral 14% e Chico Daltro 3%. Muvuca ficaria em quarto lugar, com 2%. Na comparação com a enquete passada, Taques oscilou quatro pontos para baixo, enquanto Lúdio subiu dois. Daltro e Muvuca cresceram 1.

Na pesquisa espontânea, o governador Blairo Maggi (PR) ainda está numericamente à frente dos demais, embora tecnicamente empatado com Taques. Dos entrevistados, 7% declararam votar no republicano, enquanto 7% citaram Taques. Lúdio, Silval Barbosa (PMDB) e Jayme Campos (DEM) foram citados por 1%. Setenta e sete por cento não souberam ou não responderam.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob com o protocolo 00018/2014.

rufanobombo/folha Max

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes