Prefeito e comitiva reunirão em Cuiabá para cobrar mais segurança para ColÃder
Elias Aranha da Assessoria
         O prefeito Municipal de Colider, Nilson Santos mobiliza toda a liderança de seguimentos sociais para acompanhar a comitiva de ColÃder que se reunirá em Cuiabá com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos,na quinta-feira(29) à s 10h. A comitiva deverá pedir ao secretário reforço na segurança do municÃpio, e no ensejo apresentará uma série de reivindicações ao Governo do Estado, como: aumentao do contingente das polÃcias em ColÃder; estrutura para a Delegacia Judiciária Civil; disponibilidade de viaturas; mais servidores para o atendimento interno, tais como: Delegados, Escrivães e investigadores. Para a referida reunião o  Chefe do Executivo  contou com o apoio do Deputado Pedro Satélite que o acompanhou na capital do Estado. A Comitiva de ColÃder será composta por: Nilson Santos (prefeito), Pedro Satélite (deputado estadual), alguns secretários municipais; Ricardo Resende (presidente da Câmara Municipal); vereadores; Presidente da subseção da OAB; Presidente da ACIC; Presidentes de Conselhos; Autoridades eclesiais e outros lÃderes Comunitários.
Â
          A audiência com o Secretário de Estado dar-se-á em resposta à manifestação da população que reagiu a onda de violência em ColÃder e saiu à s ruas na  segunda-feira (19). O assassinato de Susane, da Oleni, filha do ex- vereador Adão Brives;  o assassinato  do Engenheiro da MAVI; assaltos diversos como  ao MD Crédito;  atropelamento em alta velocidade que ceifou a vida de  Elizabete Galante;  invasão a uma residência que vitimou Arthur Duarte, alvejado na cabeça, já havia sido o estopim para uma série de eventos de protestos contra a falta de segurança.Â
        As vÃtimas são pioneiras bem relacionadas. No sábado(17) a população aglomerou em frente à delegacia cobrando agilidade das autoridades. E no domingo (18) uma multidão acompanhou o féretro de Elizabete até o cemitério local,  e na segunda-feira (19/05), a população saiu à s ruas para desabafar sua ira e manifestar a insatisfação pela onda de crimes ocorridos na cidade e sem elucidação dos fatos.
         Os Delitos incluem homicÃdios dolosos, latrocÃnios (roubo seguido de morte) e óbitos decorrentes de lesão. Porém, outros tipos de crimes que têm apavorado a população, são furtos e roubos a veÃculos, assalto a pessoa e a estabelecimentos comerciais.
Â
         O comércio fechou as portas em apoio, pastores de todas as denominações, lÃderes comunitários, estudantes, e famÃlias com faixas e cartazes com frases expressivas abordando assuntos referentes à segurança, reivindicando ação das autoridades, palavras de ordem, faixas pretas em algumas portas, balões pretos fazendo alusão ao luto, orações e pronunciamentos emotivos em cada esquina promoviam um estado de comoção aos acompanhantes da passeata.
           De mãos dadas conclamavam uma gestão em prol da população em atenção ao clamor por justiça. Transferências de policias omissos e negligentes e aumento de efetivo das policias, policia equipada, volta do Bel. Sergio também fora pauta de reivindicações. O movimento foi pacÃfico, a multidão se conteve embora indignada e eufórica.
Â
          O promotor. Washington Borrére pronunciou. Disse que infelizmente as leis são capengas e a justiça não tem respaldo para manter a reclusão dos criminosos. Falou que as vÃtimas não têm respaldo dos direitos humanos, mas o criminoso, esse sim tem sempre alguém dos D.H na porta das cadeias solidarizando e manifestando favorável ao criminoso, “nós é que somos os palhaços sem saúde e sem segurança”, ecoou o promotor. Â
  O promotor disse ainda  que uma Ação Civil do Ministério Público pediu mais scrivão civil,  investigadores e mais delegado.
         Também tirou aplausos ao aclamar que não vamos permitir que nossos policiais saiam da cidade para capital fazer cobertura em temporada da Copa. Â
         Igualmente a Promotora Ana Carolina foi feliz no seu pronunciamento. Exclamou “criminosos têm que serem punidos severamente, tenho orgulho de vocês, e estamos juntos, o MP está junto nesta batalha”, concluiu.
Â
           O Prefeito Municipal que também acompanhou a caminhada encerrou aos pronunciamentos manifestando sua indignação, considerando que a bem pouco tempo era considerado um dos mais calmos dos municÃpios do nortão.  Nilson Santos desabafou em sua oratória, breve, mas expressiva. “Com mais esse crime que causou revolta e indignação na população as manifestações devem se intensificar, eu estou com vocês”, concluiu. E com uma oração o evento se encerrou à s 17h:15min. Diante dos fatos, o prefeito seguiu para Cuiabá de onde convoca as lideranças para juntos sensibilizar as autoridades do Estado no sentido de suprir a demanda relacionada à segurança no municÃpio.