Início COMUNIDADE EM PAUTA Motoristas das MTs 320 e 208 preparem seus bolsos que vem aí...

Motoristas das MTs 320 e 208 preparem seus bolsos que vem aí reajuste da tarifa de pedágio

133
0
Google search engine

Foto: divulgação

         Grande repercussão causou nas redes sócias, grupos de whatsApp de Alta Floresta, a divulgação na tarde da terça-feira(16/11) de uma foto de comunicado fixado na cabine da praça de pedágio 03, da MT 208, no Nortão do Estado do Mato Grosso, informando do aumento de preço das tarifas em praça de pedágio das rodovias MTs 320 e 208. Dizia o anúncio: Atenção, a partir do dia 17/11/2021, mudança nos valores da tarifa. Carro: 9,30 (por eixo) Moto: 4,65. À redação da Folha de Colider a assessoria da Concessionária Via Brasil, disse que, não tinha ainda nada oficial sobre o reajuste, a operadora errou em publicar o anúncio sem autorização da empresa. Porém,  afirmou que nos próximos dias haverá sim reajuste das tarifas, que cuja data e valores já estavam sendo deliberados pela Agencia Reguladora(Ager).

                Conforme o Assessor, o contrato de concessão da Via Brasil prevê reanálise anual do valor da tarifa, considerando a correção inflacionária do período ou fatos que acarretem algum desequilíbrio econômico-financeiro. E como a operação da Concessionária no trecho MT-320 e MT-208 completou 01 ano, o processo de reanálise da tarifa de pedágio tramita sob a competência da Agência Reguladora, mas ainda sem a devida deliberação.

              Quanto a divulgação do cartaz pela operadora do tráfego com data e valores, ele disse acreditar que ela tenha se baseado em “um modelo simulado de aviso prévio de nova tarifa”, esse preparado pela empresa para adiantar o trabalho, o qual teria valores e data atualizados após a deliberação oficial da Agência Reguladora. “Não é incomum esse tipo de preparação prévia de comunicado”, disse.

             Questionado quanto aos procedimentos antes da fixação do cartaz anunciando aumento, se há uma comunicação prévia ou é feito na surdina, o assessor disse que, sempre que há deliberação oficial nesse sentido, ocorre simultaneamente publicação em Diário Oficial, daí é produzido press release para a imprensa, publicada matéria no site e redes sociais da Concessionária, para então ser feita a divulgação visual para os usuários.

               Sobre o percentual do reajuste a ser feito, o porta-voz da Via Brasil disse que, quem delibera oficialmente e tem a memória de cálculo e as condicionantes previstas em contrato é a Agência Reguladora. Conforme o contrato, a reanálise anual de tarifas leva em consideração índices de correção inflacionaria e fatores externos que possam influenciar no equilíbrio econômico-financeiro da operação.

                  Então é isso aí senhores usuários motoristas que trafegam pelas MTs 320 e 208, preparem seus bolsos que vem aí reajuste das tarifas de pedágio, e como “onde há fumaça há fogo”, já pode ter uma ideia dos novos valores tarifários, considerando o “modelo simulado de aviso prévio de nova tarifa” feito pela empresa e divulgado pela colaboradora, o que gerou  grande repercussão nas redes sociais mostrando o usuário bastante indignado com os novos preços.

       Esperamos é que não haja nenhum tipo de punição à funcionária  em ter divulgado o comunicado, observando que pode ter sido por  preocupação  da parte dela em querer ajudar o usuário com comunicação prévia, considerando  vários fatores, como a questão de troco, por exemplo.

DLuz /Da redação Folha de Colider