Início CIDADANIA  Mostra que celebra os 60 anos do Parque Indígena do Xingu fala...

 Mostra que celebra os 60 anos do Parque Indígena do Xingu fala da luta do Cacique Raoni contra grileiros e caçadores

130
0
Google search engine

Cacique Raoni é uma das grandes lideranças do povo do Xingu — Foto: Divulgação/AssessoriaCacique Raoni é uma das grandes lideranças do povo do Xingu — Foto: Divulgação/Assessoria

            O documentário “Raoni”, de 1978, assinado pelo cineasta e escritor belga Jean-Pierre Dutilleux (de “Amazon Forever” e “Une Histoire Amazonienne”) e pelo fotógrafo e montador brasileiro Luiz Carlos Saldanha, abre a Mostra Xingu 60 Anos na quarta (1), às 20h, na plataforma do evento.

            Indicado ao Oscar de melhor documentário em sua versão norte-americana, com narração de Marlon Brando, e que, na versão brasileira, com a voz de Paulo César Pereio, conquistou quatro premiações no Festival de Gramado, incluindo a de melhor filme, a obra acompanha a luta do cacique Raoni pela preservação do Parque Nacional do Xingu, ameaçado por grileiros, caçadores, traficantes de animais e madeireiras.

             Promovido pela Mostra Ecofalante de Cinema, o especial Xingu 60 Anos marca as seis décadas de existência do Parque Indígena do Xingu. A programação conta com 31 filmes raros e atuais realizados de 1932 a 2021, assinados por nomes como Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán, Vincent Carelli, Washington Novaes, Jesco von Puttkamer, ente outros, e uma nova geração de cineastas indígenas representada por Takumã Kuikuro e Kamikia Kisêdj, e debates com convidados.

       A mostra, on-line e gratuita para todo o Brasil, vai até o dia 12 de dezembro. Os filmes e demais atividades podem ser acessados através do site do evento [https://www.ecofalante.org.br], sendo parceira a plataforma Cultura em Casa [https://culturaemcasa.com.br]

 

Da redação FC / Com vegazeta