

“Canta, canta minha gente, deixa a tristeza para lá. Canta forte, canta alto, que a vida vai melhorar”. É com um dos maiores sucessos de Martinho da Vila, que traz uma mensagem de esperança, especialmente para quem enfrenta uma jornada dura de trabalho, que o programa Música do Dia celebra, nesta segunda (13), o Dia do Pedreiro.
Profissionais que ajudaram a construir cidades ao longo da história da humanidade, o pedreiro é uma das profissões mais antigas do mundo. Apesar disso, muitos lidam com um dia a dia difícil, com condições precárias de trabalho, sem visibilidade social e muitas vezes sem direitos trabalhistas, já que boa parte atua na informalidade.
Apesar desse cenário, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que 2,5 milhões de pessoas trabalham na construção civil. É uma área com muita oferta de trabalho, que registra agora um aumento de vagas.
O presidente Juscelino Kubitschek reconheceu a importância dos pedreiros para o desenvolvimento do país. Agradecido pela construção de Brasília em 41 meses, tempo considerado recorde para a época, o mandatário mandou erguer um monumento em homenagem aos ‘construtores’ da Capital Federal.
A profissão de pedreiro já fez parte da vida de muita gente. É o caso do cantor Jair Rodrigues, que antes da fama foi servente de pedreiro. O artista também participa desta edição do Programa Música do Dia, com a canção ‘Deixa Isso para Lá’.
(Fabyola Coutinho)







