quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioGeralNEGOCIOS & CIABRASIL MAIS SIMPLES: Seminário aborda simplificação de abertura e fechamnto de...

BRASIL MAIS SIMPLES: Seminário aborda simplificação de abertura e fechamnto de empresas

Banner animado

divulgação

 

 

THALITA BRUNO
Assessoria/Sedec-MT

                    O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, participa em Brasília do seminário Brasil Mais Simples 2015, nesta quinta e sexta-feira (10). O evento, realizado pelo Sebrae em conjunto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, vai abordar assuntos relacionados à simplificação de procedimentos para a formalização, registro e licenciamento de negócios e a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalidade de Empresas e Negócios (Redesim), em todo Brasil.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, fechamento e emissão de alvará de funcionamento integrados com a entrada única de dados e documentos, além das trocas de informações entre os órgãos que participam da formalização, por meio de sistemas integradores de bancos de dados, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia e o tempo para as formalizações dos pequenos negócios.

Em Mato Grosso, o governador Pedro Taques determinou a intensificação das ações de apoio às micro e pequenas atividades empresariais, tanto que a Sedec terá uma Secretaria-Adjunta de Empreendedorismo e Inovação. Segundo Paludo, a Sedec e o Sebrae estudam um modelo para, de fato, simplificar o processo de abertura e fechamento de empresas no Estado. “A Redesim é um mecanismo importante e precisa ser expandida pela Junta Comercial com o objetivo de desburocratizar os trâmites legais, pois no Brasil ainda é considerável a demora para se abrir e fechar uma empresa”, pontua o secretário.

Também serão realizados dois painéis onde serão discutidas soluções para a elaboração de uma legislação que regulamente o licenciamento de empresas sem estabelecimento, tais como os food trucks no país. Participarão das discussões órgãos públicos da União, Estados e Municípios; Poder Legislativo; Ministério Público; Corpos de Bombeiros; Juntas Comerciais; Anvisa e Vigilância Sanitária estaduais e municipais; órgãos licenciadores de meio ambiente; corporações e organizações empresariais vinculadas ao desafio de implantação da Redesim. (Com informações Agencia Sebrae de Notícias)

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes