O movimento contou com o apoio da Câmara Municipal de Sorriso
Autoridades do Mato Grosso, de outros estados e sociedade organizada se reuniram na tarde de ontem (17), em frente a empresa Fiagril para o Movimento Interestadual que cobra do Governo Federal a recuperação e duplicação da BR-163.
Em 2014, a Concessionária Rota do Oeste ficou responsável em duplicar 453,6 Km da BR-163, porém, até o momento foram duplicados 113,9 km. Em dezembro do ano passado, a empresa protocolou o pedido para devolução amigável do trecho, em Mato Grosso, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O protesto que contou com o apoio da Câmara Municipal de Sorriso com a participação do presidente do Legislativo, Leandro Damiani, os vereadores Wanderley Paulo, Iago Mella, Acacio Ambrosini, Jane Delalibera, Zé da Pantanal, Mauricio Gomes e Celso Kozak, reforça o pedido para que o Governo Federal busque medidas urgentes para a situação da BR-163, que de 2014 até 2022, registrou mais de 800 mortes.
“Este movimento é legítimo, necessário e importante e vai contribuir para alcançarmos o grande objetivo que é duplicar a BR-163, sensibilizando o Governo Federal de que em Mato Grosso, temos alternativas viáveis para assumir a concessão desta rodovia que hoje, gera tantas mortes”, declarou o vereador Wanderley Paulo.
Uma das alternativas apresentadas é que o Governo Federal repasse da concessão do trecho para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa), composto por 15 municípios.
“Está de pé a proposta do Cidesa, já se posicionamos com o Governo do Mato Grosso para que se tiver o entendimento que nós temos podemos avançar junto ao Ministério de Infraestrutura, o consórcio está disposto a encarar este desafio”, declarou o prefeito de Sorriso Ari Lafin e também presidente do Cidesa.
Da Assessoria