Imagemilustrativa/divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (29), que a bandeira tarifária da conta de luz em maio de 2022 será a verde, em que não há tarifa adicional. A situação representa uma melhora em relação aos últimos meses, em que o país chegou a criar uma bandeira nova, a de ‘escassez hídrica’, com uma cobrança extra de R$ 14,20 a cada kWh consumido.
A intenção era incentivar a economia de energia, já que o país passava por uma seca e os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam baixos, o que obrigava o governo a acionar as termelétricas, mais caras. A bandeira escassez hídrica, mais cara que a verde, amarela e vermelha, ficou ativa de 1º de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022.
Conforme previsto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as fortes chuvas que ocorreram no último verão foram suficientes para que a bandeira verde retornasse. A expectativa é que ela permaneça até o fim de 2022 e que 2023 também seja tranquilo, mesmo se houver uma nova seca, devido a investimentos em projetos de geração e transmissão de energia.