
Desde a criação a Ong Ambiental Carapá Vivo em novembro de dois mil e dezenove, mais precisamente há dois anos e meio, uma série de ações foram desenvolvidas no município de Colider voltadas a recuperação, preservação e conscientização ambiental, atuando nos mais diferentes setores da comunidade.
Dentre as atividades da referida Ong o mapeamento de nascentes para recuperação; participação em reuniões de entidades e conselhos municipais e estaduais; mutirões de limpeza no rio Carapá; preparo e plantio de mudas com parceiros; aplicação de técnicas inovadoras para recuperação de área degradada; distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas e outras atividades que levam o cumprimento do Plano de Recuperação e Reflorestamento de Áreas Degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Carapá( PRAD).
E uma das ações que marcam o ano de 2022, gerando um resultado bastante positivo dada a complexidade do problema para o meio ambiente, foi a visita in loco feita por parte de Carapá Vivo, seguida de solicitação de Fiscalização de Infração Ambiental a órgãos competentes municipais e estaduais, de dois lixões que vinham crescendo a passos largos na adjacências da área urbana de Colider, com resíduos de alto poder poluidor, cuja solicitação foi acolhida com a devida atenção e respeito, sendo inibido tal crime com a retirada do lixo e proteção das áreas conforme mostra fotos abaixo, do antes e depois.
LIXÃO I – Antes da solicitação de Fiscalização de Infração Ambiental feita por Carapá Vivo
O primeiro denominado de “LIXÃO A CÉU ABERTO I”, estava a 500 metros do Km 36 da MT/320, nas proximidades do Sindicato Rural de Colider.
LIXÃO I – Antes da solicitação de Fiscalização de Infração Ambiental feita por Carapá Vivo

LIXÃO I – Antes da solicitação de Fiscalização de Infração Ambiental feita por Carapá Vivo
Depois da solicitação – Ação da Carapá Vivo resultou na limpeza do local com a retirada do lixo
Já o designado de LIXÃO CÉU ABERTO II, localizado no Km 28 da MT/320, na entrada da cidade, grande em extensão e poder de poluição, causando além da poluição visual inúmeros impactos ambientais, conforme seguem fotos.


O descarte nos referidos locais, de utensílios domésticos diversos como pneus, TV, sofás, colchões, latas de tinta, sacolas plásticas, vasilhames, cadeiras, mesas, lonas, madeiras, lâmpadas florescentes, lixo em geral com grande quantia de material reciclável, além de causar prejuízos aos catadores de material reciclável vinha acumulando insetos e contaminando o solo, com a presencia chorumes, mau cheiro, urubus, um ato de total desrespeito a política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei 12.305/10, bem como contrariando a LEI Nº 2263/2009, Código de Proteção Ambiental do Município de Colider-MT. Desrespeitando, também, o fato de Colider contar com aterro sanitário sustentável, referência no Estado em destinação de resíduos e de proteção ambiental, local de destinação correta de resíduos sólidos, com usina de triagem da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acmar).
E seguindo com as ações ambientais, nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, aberta no domingo(05) pelo Governo do Estado do Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Carapá Vivo reforça as dicas de cuidados ambientais com a distribuição à comunidade de panfletos educativos e distribuição de mudas frutíferas e outras nas dependências da Feira Livre de Colider, no sábado(11).
“ Carapá Vivo formada por pessoas comprometidas com as causas ambientais, já nasceu forte, apesar da sua pouca idade e os dois anos de ações inviabilizadas devido a pandemia covid, muitas já foram as ações desta Ong ambiental em benefício da comunidade colidense. E com os projetos de recursos financeiros para a realização de ações ambientais já sendo acolhidos por órgão como Ministério Público, com certeza muito mais será feito no que se refere a ações que venham impedir a degradação ambiental e promover formas sustentáveis de desenvolvimento. Essa causa também é sua, participe! Seja Voluntário Carapá Vivo”, salienta o presidente Eliel Mota.
DLuz / Da Assessoria Carapá Vivo








