sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeSobe para 12 o número de casos confirmados de varíola do macaco...

Sobe para 12 o número de casos confirmados de varíola do macaco em  MT

Banner animado

Da Assessoria/Saúde-Cuiabá/MT

Casos foram registrados em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina e Sorriso.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou nesta quinta-feira (18.08) a confirmação de mais três casos de varíola dos macacos na capital. Com o resultado do diagnóstico, chegou a 12 o número de casos da doença em todo o estado.  Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, os três casos foram identificados em homens, sendo dois de 27 anos e um de 30 anos, sem histórico de viagens. Um desses casos teve contato com outra pessoa que já havia testado positivo na capital.

“Coletamos as amostras dos exames desses indivíduos que apresentavam sintomas. Essas amostras foram encaminhadas para o laboratório de referência nacional para a análise do material, que fica no Rio de Janeiro e hoje nos mandaram a informação que os três testaram positivo”, disse.

Com essas confirmações, Cuiabá passa a ter sete casos positivos de Monkeypox. Os homens estão em isolamento e devem permanecer assim até o desaparecimento completo das lesões. Os outros casos confirmados foram nos municípios de Nova Xavantina, Várzea Grande e Sorriso.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

 

Transmissão

 

A principal forma de transmissão da doença é por meio de relação sexual, mas não é a única. Ela ocorre quando uma pessoa entra em contato com o vírus,  podendo ser através do contato com animal doente, materiais ou humanos contaminados. A transmissão entre humanos pode ocorrer por secreções respiratórias (gotículas), através de lesão na pele (mesmo que não seja visível), por meio de objetos recentemente contaminados e por meio de fluidos corporais e secreções das membranas mucosas (olhos, nariz ou boca).

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes