

A cápsula articular do ombro é uma estrutura a base de colágeno, elástica e flexível, que reveste a articulação, ajudando na estabilidade e função do ombro. Quando inflama, ela incha, fica vermelha e mais espessa, perdendo sua elasticidade.
_
A dor e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação caracterizam a chamada capsulite adesiva do ombro, ou ombro congelado, como era conhecida antigamente.
_
A capsulite adesiva do ombro possui três fases. Inicialmente, surge a dor com a progressiva limitação dos movimentos do ombro de forma gradual, a denominada fase inflamatória. Em seguida, vem a fase restritiva ou de “congelamento”, quando os movimentos já estão bem limitados. Por último, há a fase de “descongelamento” ou da restauração dos movimentos do ombro, também lenta e progressiva.
_
O tratamento é definido conforme o estágio em que se encontra a doença. A fase inicial requer o controle da dor. Nas fases mais avançadas, a recuperação do movimento torna-se o principal objetivo.
_
Se o tratamento conservador não der resultado satisfatório, pode-se realizar cirurgia por artroscopia para as liberações necessárias, principalmente da cápsula articular. Isso dependerá de cada caso, do estágio da doença, da gravidade e das opções técnicas do cirurgião.
_







