Na manhã de hoje (23), foi realizada a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Colíder. Com o tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência é realizada pela secretaria municipal de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da Guarda Mirim.
O prefeito Hemerson Máximo (Maninho), juntamente com o secretário de Saúde Franciano Perego, participou da abertura do evento.
“Quero parabenizar os nossos valorosos servidores da saúde que trabalham dia a dia para levar saúde de qualidade para a nossa gente”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde Franciano Perego, pontuou que a conferência ocorre a cada 3 anos e determina como vai ser a saúde do município no próximo triênio.
“Após a pandemia, o SUS mostrou para o que veio e a importância na vida do brasileiro, independente de classe social e essa conferência vai discutir políticas públicas para todos os usuários”, disse ele.
Na programação da Conferência Nacional, estão previstos quatro eixos temáticos a serem debatidos com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento do SUS no município: I- O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
A programação se estende durante todo o dia, com realização de apresentação cultural, palestras, debates dos eixos temáticos divididos em grupos, plenária deliberativa, assim como eleição dos delegados para representar o município de Colíder na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 23 a 26 de maio de 2023.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Pontes Duarte, destacou a realização da 8ª Conferência como um espaço de discussão de ideias e casos para melhorias nos serviços prestados pelo SUS. “A conferência é um espaço que todos temos para manifestar ideias e ajudar nas políticas públicas do município, pois todos nós, independe de ser profissional da saúde ou não, somos usuários dos serviços do SUS”, destacou.
O palestrante do evento, Rogério Oliveira, destacou a importância de se propor diretrizes para um política nova que venha trazer as ações para mais próximo da população.
A conferência é um dos principais eventos realizados na área da saúde pública no município e conta com a participação de profissionais da saúde, delegados da conferência, convidados e sociedade em geral.
Todos juntos participando das discussões, dando sua opinião e criando novas propostas de políticas públicas, através do Ministério da Saúde, para a resolutividade de problemas de saúde da população
Da Assessoria