sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioMT autoriza desapropriação por utilidade pública para extensão de Ferrovia Estadual

MT autoriza desapropriação por utilidade pública para extensão de Ferrovia Estadual

Banner animado
Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso Rumo SA Foto Viviane Petroli Canal Rural Mato Grosso Rondonópolis

A empresa Rumo S/A teve autorizado o início do processo de desapropriação por utilidade pública e/ou instituição de “servidão” para a construção da extensão da Ferrovia de Integração Estadual Senador Vicente Vuolo. A autorização foi concedida pelo Governo de Mato Grosso e refere-se ao trecho entre os municípios de Juscimeira (157 KM ao sul de Cuiabá) e Primavera do Leste (231 KM ao sul de Cuiabá).

A autorização consta no decreto nº 188/2023, publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat) que circulou nesta segunda-feira (27). Confira aqui.

  • Ferrovia Estadual entre Rondonópolis e Campo Verde deve começar a operar em 2026

“Ficam declaradas de utilidade pública, para fins de desapropriação e/ou instituição de servidão administrativa em favor da autorizatária Rumo S/A, a ser processada de forma amigável ou contenciosa, e afetação para atividades ferroviárias com a construção, operação, exploração e conservação do Sistema Ferroviário do trecho compreendido de Santa Elvira (TEL) até o Rio das Mortes (TMS), entre os municípios de Juscimeira e Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso”.

No decreto estão identificados os locais de desapropriação por meio de coordenadas.

  • Obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso são lançadas

Ainda conforme o decreto, “As áreas acima descritas destinam-se à construção, operação, exploração e conservação do Sistema Ferroviário ligando os Municípios de Juscimeira a Primavera do Leste, com conexão com a ferrovia já existente (Rumo Malha Norte S/A), nos termos do Contrato de Adesão nº 021/2021/00/00-SINFRA e do Processo Administrativo nº SINFRA-PRO-2023/01146”.

O documento destaca ainda que “a indenização dos proprietários, se dará pela expropriante Rumo S/A, competindo sua fiscalização à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística – SINFRA, nos moldes do que dispõe o Contrato de Concessão n. 021/2021/00/00-SINFRA”.

Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso Rumo SA Foto Viviane Petroli Canal Rural Mato GrossoFerrovia de Integração Estadual de Mato Grosso Rumo SA Foto Viviane Petroli Canal Rural Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Canal Rural Mato Grosso

Ferrovia em MT é a primeira estadual do país

As obras da da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso foram lançadas em 7 de novembro de 2022, em Rondonópolis. A previsão é que o terminal de Campo Verde comece a operar em 2026 e as obras da ferrovia em Lucas do Rio Verde sejam concluídas em 2030.

A ferrovia é a primeira estadual do Brasil. Serão mais de 700 quilômetros.

  • Ferrovia Estadual trará industrialização e mais eficiência de logística para MT, diz ministro

Segundo a Rumo S.A., na ocasião do lançamento das obras, serão investidos na obra entre R$ 14 bilhões e R$ 15 bilhões, dos quais cerca de R$ 4,5 bilhões serão injetados para levar 211 quilômetros de trilhos de Rondonópolis até Campo Verde.

A ferrovia estadual passará por 16 municípios e deverá gerar 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. As obras, destaca a Rumo Logística, contarão com 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores, aproximadamente dois quilômetros de túneis e um total de 108 mil toneladas de trilhos.

“Seja através de fábricas de sementes, de proteína, esmagamento de soja, etanol de milho. Enfim, é uma infinidade de oportunidades que serão criadas ao longo desse projeto”, pontuou o CEO da Rumo S.A..

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes