quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioParaná colheu 89% da área de soja, mas condições das lavouras preocupam

Paraná colheu 89% da área de soja, mas condições das lavouras preocupam

Banner animado
colheita da soja

A colheita de soja da safra 2022/23 no Paraná avançou 12 pontos porcentuais na última semana e alcançou 89% da área plantada no estado, segundo boletim semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado nesta terça-feira (4).

No entanto, as condições das lavouras continuaram piorando – na semana passada, já havia sido reportada uma degradação:

  • As plantações em condição boa representam agora 88% da área, ante 90% na semana passada;
  • Aquelas em condição média correspondem a 12% da área, ante 10% há uma semana
  • Além disso, 93% das plantações estão em fase de maturação (92% há uma semana) e 7%, em frutificação (8% antes).

Produção recorde de soja

Mesmo com o alerta sobre as condições das lavouras, o Deral reforça o recorde esperado para a produção de soja na safra 2022/23 no Paraná. Segundo os técnicos do órgão, o estado deve produzir 22,18 milhões de toneladas do grão em uma área de 5,76 milhões de hectares.

O volume é 82% superior ao do ciclo 2021/2022. A produtividade desta atual safra é de 3.845 kg por hectare (64 sacas). O chefe do Deral, Marcelo Garrido, explica que esse bom desempenho se deve, especialmente, às condições climáticas favoráveis.

Já o analista do órgão, Edmar Gervásio, afirma que com a produção recorde prevista para essa atual safra, o Paraná aumenta sua participação na produção nacional de soja, passando a representar em torno de 15% do total – nas safras anteriores, esse índice variava entre 12% e 14%.

Colheita do milho

Abertura Nacional da Colheita de MilhoAbertura Nacional da Colheita de Milho

Foto: Ministério da Agricultura

A colheita de milho primeira safra progrediu 7 pontos porcentuais na semana e chegou a 70% da área semeada no estado. As condições das lavouras continuam as mesmas: 83% se encontram em boa situação, 16% em média e 1% estão ruins. As fases das plantações agora são as seguintes: frutificação 5% (ante 9% há uma semana) e maturação 95% (contra 91%).

Quanto à segunda safra de milho 2022/23, o plantio avançou 6 pontos porcentuais e agora chega a 99% da área esperada para o Paraná. As condições das lavouras de safrinha também não mudaram na última semana: 98% continuam em boa situação e 2%, em média.

Quanto às fases de desenvolvimento, 13% estão em germinação (ante 23% na semana passada), 82% em desenvolvimento vegetativo (74% há uma semana) e 5% em floração (3% antes).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes