Início Agronegócio Realizado em Colider o 1º Dia de Campo de Ensilagem de Milho

Realizado em Colider o 1º Dia de Campo de Ensilagem de Milho

214
0
Google search engine

A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato Rural, Senar e Empaer Mato Grosso, realizaram nesta quarta-feira (5), o ‘1º dia de Campo de Ensilagem de Milho’. O evento que aconteceu no parque de exposição do sindicato rural contou com a participação de produtores rurais e empresários.

Antes da colheita de silagem, o secretário adjunto de Agricultura, Fabio Furlaneto ministrou para os presentes uma palestra sobre boas práticas de produção de ensilagem, destacando as formas de silagens, e estratégias para uma colheita de alta qualidade, importantes para os animais e que traz benefícios aos produtores rurais. 

O presidente do Sindicato Rural de Colíder, Luiz Carlos Moia destacou a realização do evento e o destino da colheita realizada. “Um dia muito importante, envolvidos na realização de uma silagem de milho aqui no parque de exposição, onde vamos fornecer o alimento para os animais do torneio leiteiro e também para os animais que vêm para a 33ª expolider. Uma ação que envolveu a Secretaria de Agricultura, Prefeitura, Senar e Empaer e a sociedade organizada. Estamos muito felizes por realizar e entregar mais esse evento para colíder” afirmou. 

Fabio Furlaneto ressaltou o apoio da Prefeitura de Colíder e Secretaria de Agricultura aos produtores, com a disponibilização de maquinários e apoio técnico que auxiliam na produção de silagem. “Com total apoio da Prefeitura de Colíder, junto ao Prefeito Hemerson Máximo (Maninho) estamos fazendo a transformação, e a secretaria de Agricultura sempre parceira nos eventos através do Secretário Benedito Brito”, pontuou. 

Prestigiando o evento o Secretário de Indústria e Comércio, Lourenço Marani, enfatizou o segmento do agronegócio para o crescimento econômico de Colíder. “Falar sobre ensilagem de milho é muito importante, uma vez que a nossa matriz econômica parte tanto da pecuária, como um todo, para o desenvolvimento empresarial, um setor muito importante que contribui significativamente para o crescimento econômico do nosso município. E como política pública, somos apoiadores dessas ações que fortalecem o segmento do agronegócio”, complementou. 

Produção de silagem 

A silagem é utilizada como uma opção para a alimentação de animais, os tipos mais conhecidos são as de milho, sorgo e cana-de-açúcar. Através das tecnologias e estudos disponíveis, é possível obter um alimento conservado, de alta digestibilidade, alta concentração de energia e consequentemente reduzir os custos das dietas, e aumenta os ganhos em saúde animal e melhora a rentabilidade de toda a cadeia.

É uma prática largamente utilizada no Brasil, muito aceita em todas as espécies animais (bovinos de corte e leite, ovinos e equinos) mas, como destacado nas falas dos organizadores do evento, a produção de silagem necessita de muita atenção nos detalhes, para não ocorrerem perdas durante a ensilagem, sendo de extrema importância a utilização de híbridos específicos, e investir em preparo e correção do solo, tratos culturais,entre outros. 

O produtor que quiser conhecer mais sobre o processo, pode se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura, situado na Av. Tancredo Neves, 1005 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, que será bem orientado pela equipe.

Fonte e Foto: Douglas Caldeira/ Da Assessoria