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Atoleiro na MT-170 leva laticínio a jogar 40 mil litros de leite fora

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A cada dia o drama de quem depende da MT-170, no noroeste de Mato Grosso, tem aumentado. Além de prejuízos com caminhões e carretas parados e mortes de animais, nesta semana um laticínio na região precisou jogar fora 40 mil litros de leite, após o caminhão que fazia o transporte do produto ficar quatro dias preso em um atoleiro.

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A situação da MT-170 em Mato Grosso, em especial num trecho de 120 quilômetros, entre os municípios de Castanheirae Juruena, vem sendo acompanhada de perto pelo Canal Rural Mato Grosso há mais de 30 dias e, de acordo com quem depende da rodovia estadual, a situação só piora.

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Foto: Leonir Maria Júnior/Laticínio Casterleite

“Só nessa viagem foram perdidos mais de 40 mil litros de leite. Mês passado também perdi 48 mil litros de leite”, relata o empresário e proprietário do Laticínio Casterleite, Leonir Maria Júnior.

A rodovia foi federalizada em 2008 e estadualizada na metade de 2022. Durante esse período nada foi feito para sanar a situação, conforme relatos de motoristas e de quem vive na região, a não ser reparos pontuais.

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“Eu sei que vai sair o asfalto, que estão mexendo, que vão mexer. Só que o governo tinha que entrar em um acordo para as empreiteiras que vão mexer no asfalto dar uma manutenção na estrada por enquanto, porque está abandonado. Não tem ninguém mexendo. Está à Deus dará”, salienta Leonir.

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Foto: Leonir Maria Júnior/Laticínio Casterleite

Sete quilômetros de caos, segundo Sindicato

Nesta semana o Governo de Mato Grosso declarou que já conta com as empresas contratadas para que a pavimentação na MT-170 seja realizada após o período de chuvas. Contudo, quem necessita da rodovia segue pedindo “socorro”.

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Foto: Leonir Maria Júnior/Laticínio Casterleite

“Não está passando nada. As chuvas continuam e a situação continua a mesma. Neste trecho de 120 quilômetros, entre Castanheira e Juruena, os atoleiros estão concentrados num trecho de sete quilômetros”, relata o presidente do Sindicato Rural de Juruena, Marcos Belizario Rodrigues.

De acordo com o presidente do Sindicato, a empresa que está responsável pelo não estaria com pouco maquinário para tamanha demanda.

“E, a empresa que está neste trecho não está dando conta de resolver o problema, porque está com número baixo de maquinários e não consegue atender as demandas de tantos caminhões, carretas e veículos que passam por aquela estrada”.

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