sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAJOVEM SENADOR: abertas inscrições para o programa de participação política

JOVEM SENADOR: abertas inscrições para o programa de participação política

Banner animado

 

NOELMA OLIVEIRA
Assessoria/Seduc

                A estudante Nathália Lima Janones, 18 anos, representante de Mato Grosso no Programa Jovem Senador, na edição de 2014, agora tem o papel de incentivar outros estudantes a participarem deste projeto. À época, a aluna que estudava na Escola União e Força no município de Cáceres, ficou em primeiro lugar.

                 Para 2015, as inscrições já estão abertas e até 21 de agosto as escolas poderão encaminhar a documentação para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e dá oportunidade aos estudantes de escolas públicas, com até 19 anos, conhecerem a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do país.

                 Para participar, o aluno deve escrever uma redação. O tema deste ano é “Participação política: no Parlamento, nas ruas, nas redes sociais”. Os trabalhos poderão virar projeto de Lei no Congresso Nacional. A legislatura, para os estudantes, tem duração de três dias. A posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Diretora ocorrem nos mesmos moldes da posse convencional.

                As escolas devem incentivar a participação dos alunos, promovendo um concurso de redação interno, utilizando o tema determinado pela organização do Programa Jovem Senador. A partir daí caberá à Seduc, selecionar três redações para representar Mato Grosso na etapa nacional.

Já a comissão julgadora do no Senado Federal selecionará os melhores textos de uma das unidades da Federação, além disso, define os primeiro, segundo e terceiro colocados no âmbito nacional.

Para Nathália, que pretende cursar Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a participação neste programa foi uma oportunidade única na sua vida. “Mostra como funciona os órgãos, coisas que a gente não tem noção, pois quando estudamos em sala de aula é artificial e a realidade é bem diferente. Fiquei maravilhada a primeira vez que conheci o Senado”, disse a jovem senadora.

“Vale a pena participar porque é um programa transformador e temos a responsabilidade social de mudar algo, de fazer algo…”, afirmou Nathália. Segundo ela, durante os dias de atuação no Senado, os alunos têm a oportunidade de produzir um projeto de Lei, com tema relacionado à educação.

Além da interação com os estudantes dos outros estados, ela relata que os jovens senadores aprendem a discutir o projeto como um todo, desde a apresentação de emendas. “Muda a consciência, é muito interessante”, conclui.

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/regulamento 
jovemsenador@senado.gov.br

Foto destaque José Cruz/Agência Senado

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes