sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolítica12 DE JUNHO: Projeto de Lei cria o Dia Estadual do...

12 DE JUNHO: Projeto de Lei cria o Dia Estadual do Combate ao Trabalho Infantil

Banner animado

Imagem destaque/ reprodução

A medida tem por objetivo alertar a sociedade sobre as consequências do trabalho infantil

MARICELLE LIMA VIEIRA/Assessoria de Gabinete

Dep. Mauro Savi (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

O projeto de Lei do deputado estadual, Mauro Savi (PR), institui o dia 12 de junho como o Dia Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, mesma data que se comemora o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Mesmo com a legislação brasileira, a Constituição Federal, artigo 7º, inciso XXXIII, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), artigos 60 e 67, que proíbem o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, ainda há registros de casos de exploração de menores. Ainda há registros de casos de crianças e adolescentes que tem seus direitos fundamentais cerceados, como à educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e a convivência familiar e comunitária.

O deputado argumenta que, com a inserção no calendário oficial estadual de uma data especifica, estimula a mobilização dos órgãos governamentais, industriais, empresários e o comércio, além de envolver os Poderes Legislativo e Judiciário, com melhorias para as crianças e jovens. “A criança precisa ser criança, por isso, precisamos criar mecanismos para combates e abolir o trabalho infantil para conscientizar a sociedade como um todo”, disse Mauro Savi.

Desde 2012, o Brasil integra o programa Internacional para erradicação do trabalho infantil (IPEC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de ter criado em 1994 o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, articulando diversos segmentos da sociedade e dos poderes públicos. Também foi criado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em 1996, entre a União, os Estados e as entidades civil com o apoio da OIT, denominado de ‘O compromisso pela criança’.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes