Início Política AMM PARTICIPA DE ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE MUNICÍPIOS

AMM PARTICIPA DE ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE MUNICÍPIOS

188
0
Google search engine

               

      O Fundo de Apoio às Exportações – FEX será um dos temas debatidos durante o 1º Encontro das Associações Estaduais de Municípios, que será realizado no dia 18 de maio em Goiânia. Presidentes das associações de municípios de Mato Grosso e demais estados do Centro-Oeste, além de Tocantins e Rondônia estarão reunidos na capital goiana para debater temas de interesse dos estados. Representantes do Distrito Federal, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio grande do Sul também vão participar.

                   Os recursos do FEX são considerados de extrema importância tanto para os estados quanto para os municípios. Com o objetivo de garantir a entrada do recurso nos cofres municipais, a Confederação Nacional dos Municípios apoia dois Projetos de Lei do Senado (PLS) em tramitação. São eles: o PLS 136/2015 e o PLS 137/2015. Ambos tratam da prestação do FEX, por parte da União, relativos aos exercícios de 2014 e 2015. Se forem aprovados, eles promoverão juntos a liberação de cerca de R$ 1 bilhão para os municípios.

                  A reunião em Goiânia foi articulada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, em abril, durante encontro promovido pela CNM em Brasília. “Essa interação é muito importante para que os gestores possam debater problemas comuns e buscar de forma conjunta alternativas de desenvolvimento regional”, assinalou.

             O ciclo de palestras vai debater os seguintes temas: Fundo de Apoio às Exportações – Panorâmica e Perspectivas; Ações para garantir o repasse do FEX de 2014 e 2015; O papel da Sudeco no desenvolvimento dos municípios; A infraestrutura de estradas, ferrovias e vias pluviais como fator de desenvolvimento. A programação também inclui a apresentação do case: Goiás Compras, um modelo a ser replicado.

                  A cada mês a reunião será realizada em uma das capitais dos estados para debater os problemas, as alternativas de desenvolvimento, além de trocar experiências e promover a integração inter-regional.

Agência de Notícias da AMM, com informações da Agência CNM