A partir desta sexta-feira (15 de maio), a população de ColÃder (650 km ao norte de Cuiabá) passará a contar com um novo Fórum, mais moderno, funcional e adequado à s necessidades dos magistrados, servidores e usuários da Justiça. A unidade judiciária será inaugurada em cerimônia com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, à s 10 horas.
Â
           Localizada no bairro Jardim Everest, na Avenida Wlademir, s/n, próxima à região onde ficam as universidades da região, a edificação vai abrigar três varas, Juizado Especial, Centro Judiciário de Conciliação e Mediação, Tribunal do Júri, setor administrativo e recepção. A unidade judiciária tem quatro blocos e possui 10 mil m², sendo 3.325m² de área construÃda. De acordo com estudos arquitetônicos, a expectativa é que o novo Fórum do MunicÃpio de ColÃder supra as necessidades da comarca pelos próximos 20 anos.
Â
          Segundo o juiz diretor da Comarca de ColÃder, Alexandre Sócrates Mendes, as novas instalações são mais adequadas tanto para as necessidades dos jurisdicionados, quanto para os servidores e magistrados. “O antigo prédio estava bastante precário e não atendia mais à s nossas demandas. DividÃamos a sala do gabinete com mais dois assessores e dois estagiários. Quando chegavam processos de maior complexidade para serem analisados, tÃnhamos que estudá-los depois do expediente ou nos finais de semana, em casa, pois a movimentação dentro do ambiente era muito grande e nos tirava a concentraçãoâ€, revela o magistrado.
Â
Com o aumento considerável de espaço, agora, os juÃzes vão contar uma sala de gabinete, uma sala de audiência, um gabinete para os assessores, uma sala de cartório e uma recepção. Além disso, as varas e locais de atendimento à população ficarão mais amplas e confortáveis. Sem contar que existe a possibilidade de ampliação. O antigo prédio possuÃa apenas 918m² de área construÃda. E devido a sua estrutura, não permitia que novos espaços e salas fossem construÃdos. Já com a nova edificação a comarca vai poder vislumbrar a possibilidade de abrir novas varas, conforme as demandas do municÃpio forem aumentando.
Â
“Gostaria de destacar a sensibilidade da administração do Tribunal de Justiça que, ao ver a nossa carência, atendeu à s necessidades do Poder Judiciário local, da OAB e da população, no intuito de melhorar a prestação jurisdicional e ampliar o acesso à Justiça. Sem contar com o aumento do estÃmulo de trabalho para os servidores e magistradosâ€, conclui Alexandre.
Â
Coordenadoria de Comunicação do TJMT