
Durante o Abril Verde, mês de prevenção ao acidente de trabalho e doenças ocupacionais, magistrados da Justiça do Trabalho vão fazer palestras em sete frigoríficos de Mato Grosso, para alertar sobre a importância da promoção do meio ambiente de trabalho seguro e saudável. O setor foi escolhido por estar em primeiro lugar no ranking das atividades com mais notificações de acidentes no estado.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o abate de reses, exceto suínos, registrou no ano passado em Mato Grosso 949 acidentes, o que representou 10% de todas as notificações realizadas no período. A juíza Graziele Lima, uma das gestoras regionais do Trabalho Seguro, pontua que a atividade vai receber este projeto pois “os frigoríficos são ambientes com alto índice de doenças e acidentes de trabalho por terem um trabalho penoso que lida com facas, objetos cortantes e movimentos repetitivos”.
Além das palestras, um conjunto de ações será realizado por meio do Programa Trabalho Seguro. O prédio do TRT-23 vai ser iluminado de verde em alusão à cor símbolo da campanha de prevenção e os magistrados vão inserir nas atas de audiências a frase: “Segurança e saúde do trabalho, a prevenção é sempre o melhor caminho”. Também serão realizadas divulgação do tema na imprensa e nos veículos oficiais de comunicação do Tribunal.
Segundo a juíza Graziele, a ideia é conscientizar e mostrar para a sociedade a importância de manter um ambiente de trabalho seguro. “Temos que pensar que o cumprimento da lei é apenas uma das maneiras de se implementar as medidas. As empresas e os empregados precisam encarar essa responsabilidade de prevenção pensando no impacto dos acidentes na sociedade como um todo e também na vida pessoal. Manter um ambiente seguro não é só evitar multas e processos judiciais, é exercer um papel social e de ser humano”, destacou.
Abril verde
Neste mês dedicado à valorização da vida dos trabalhadores, o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho ressaltam a necessidade da promoção da saúde no trabalho, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do cumprimento das normas regulamentadoras, sanitárias e ambientais relativas ao meio ambiente do trabalho.
No Abril Verde, as duas instituições também prestam homenagem a todas as vítimas de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A campanha tem como marco o dia 28 de abril, quando o mundo lembra a morte de 78 trabalhadores na explosão de uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, na década de 60.
Os números mostram a importância da campanha de prevenção. Entre 2012 e 2022, foram comunicados no Brasil 6,8 milhões acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes. Somente no ano passado, foram 612,9 mil acidentes de trabalho, e 2.538 pessoas morreram enquanto exerciam suas funções, um aumento de 7% em relação a 2021. Os números contabilizam apenas casos em empregos formais – ou seja, há subnotificação.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo MPT e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.
TRT/MT/Sinara Alvares







