Início Policial Adolescente de MT suspeita de incentivar garoto a matar a família no...

Adolescente de MT suspeita de incentivar garoto a matar a família no RJ é apreendida pela polícia; conversas indicam participação ativa no crime

147
0
Google search engine

Namorada do menor que matou pais e irmão foi apreendida em Água Boa (630 km de Cuiabá); conversas indicam participação ativa no crime.

A Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu, na noite da segunda-feira (30.06), uma adolescente de 15 anos suspeita de ter incentivado o triplo homicídio cometido por um menor de 14 anos em Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro. O garoto matou os pais e o irmão no dia 21 de junho, supostamente para poder viajar para Mato Grosso e encontrar a namorada, que ele conheceu por meio de jogos online.

A apreensão foi feita pela Delegacia de Água Boa, em apoio à investigação conduzida pela 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna. Segundo o delegado Matheus Soares Augusto, responsável pela unidade mato-grossense, a jovem foi ouvida em escuta especial e teve o notebook apreendido. Após análise das mensagens trocadas entre os dois adolescentes, a Polícia entendeu que ela teve participação direta no crime.

“Durante a apuração, o que se constatou é que a motivação era só uma: o desejo do adolescente de vir e ficar junto com ela”, afirmou o delegado. De acordo com ele, o garoto já expressava desprezo pelos pais e havia manifestado anteriormente a vontade de matá-los. A negativa da mãe para a viagem a Mato Grosso teria sido o estopim.

Mensagens trocadas entre o casal mostram que a adolescente acompanhou os assassinatos em tempo real e chegou a incentivá-lo. “Após matar o pai, ele enviou um áudio para ela: ‘matei meu pai’, e ela respondeu: ‘atira nela agora’, se referindo à mãe dele”, relatou o delegado. Os dois continuaram trocando mensagens de carinho e brincadeiras mesmo após os assassinatos. Em uma delas, a jovem disse estar “orgulhosa” do namorado por ter feito aquilo por ela. Eles também discutiram formas de se livrar dos corpos.

O delegado afirmou ainda que, nas conversas, os dois cogitavam matar a mãe da adolescente em Mato Grosso, caso o rapaz conseguisse viajar para encontrá-la. A mãe da jovem, ao ser informada da possível participação da filha, reagiu com incredulidade. Disse à polícia que a filha é uma aluna exemplar e que está sempre ao seu lado.

A adolescente permanece apreendida na Delegacia de Água Boa e está à disposição da Justiça.

Sobre o caso

O caso teve ampla repercussão desde a prisão do adolescente no Rio de Janeiro, ocorrida na quarta-feira passada (25.06). Ele confessou ter matado os pais e o irmão enquanto dormiam, usando a arma do pai, e ocultado os corpos em uma cisterna. À polícia, afirmou que o motivo foi a proibição dos pais em relação ao namoro com a adolescente de Mato Grosso.

A Polícia Civil fluminense também apura uma segunda possível motivação: a intenção de acessar o FGTS do pai, que teria R$ 33 mil a receber. Uma bolsa com itens de viagem e celulares das vítimas com pesquisas sobre o tema foi encontrada na casa.

Segundo o delegado Carlos Augusto Guimarães, o menor demonstrou frieza ao relatar o crime. “É um menino frio, sem remorso. Perguntamos se ele se arrependia, e ele disse que não, que faria tudo de novo. As respostas que ele nos deu foram rápidas e o tempo todo ele se autoafirmava como homem”, afirmou.