
Ar seco pelo interior do Brasil
Â
 Imagem divulgação
       Faltando menos de 20 dias para o fim do Inverno o que se observa é a influência de uma grande massa de ar seco sobre o interior do paÃs. No Brasil, os eventos mais crÃticos de baixa umidade do ar ocorrem com maior frequência no fim do inverno e no começo da primavera, depois de um longo perÃodo com pouca chuva e com a tendência de aquecimento do ar. A presença do sol forte e de pouca nebulosidade no céu favorece o aumento dos raios ultravioleta e com o aquecimento no decorrer da tarde, o ar vai secando, perdendo umidade. Por isso, em geral, os menores Ãndices de umidade ocorrem durante a tarde.
Centro-Oeste muito quente e seco
Essa situação de baixa umidade é comum no Centro-Oeste, neste final de Inverno. Pelo menos até quarta-feira (06), a maioria das áreas da Região continua ensolarada sem condições de chuva. Poucas e rápidas pancadas de chuva podem acontecer na divisa de Mato Grosso com Rondônia e o Amazonas.
A população começa a ter problemas com a baixa umidade do ar. À tarde desta  terça-feira (05) tende a ser muito seca. Os Ãndices de umidade do ar podem ficar abaixo de 20% em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, BrasÃlia, Palmas, São Paulo, oeste da Bahia e de Minas Gerais. Por isso, é necessário, aumentar a ingestão de lÃquidos e evitar exercÃcios fÃsicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia.
Umidade fica baixa em Cuiabá
Na tarde desta última segunda-feira, por volta das 14hs, horário de BrasÃlia a cidade de Monte Alegre de Goiás, registrou 15% de umidade , o que caracteriza nÃvel de alerta. Em Goiânia, a umidade neste mesmo horário era de 18% . Os dados são do Inmet.
Além da temperatura extremamente alta a umidade tem caÃdo muito também em Cuiabá . Ainda segundo o órgão, à s 14hs de hoje (04), horário de BrasÃlia, a capital do Mato Grosso, registrava temperatura de36,6°C cm umidade de 17%.
No domingo (03), o ar seco atuou forte na capital mato-grossense. Ao meio dia o termômetro marcou 38°C com umidade relativa do ar de apenas 11%, segundo o Inmet.
Porém, na tarde do último sábado (02), por volta de 13h, horário local, a umidade alcançou nÃvel caracterizado de emergência , de acordo com dados do Cepagri/Unicamp. Os termômetros registraram 40°C no aeroporto Marechal Rondon, onde a umidade relativa do ar era de apenas 10%.







