A dificuldade dos municÃpios mato-grossenses em enviar dados contábeis do sistema Aplic ao Tribunal de Contas de Mato Grosso foi um dos principais assuntos discutidos na terça-feira (26) durante reunião entre o presidente da Associação Mato-grossense dos MunicÃpios, Neurilan Fraga, e o presidente do TCE, Antonio Joaquim.
     O não cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Tribunal está gerando a aplicação de multas. Muitas prefeituras já foram penalizadas por conta do atraso no envio dos dados, entre outros fatores. “A AMM fará uma consulta oficial sobre as multas que estão sendo aplicadas aos gestores e vai orientar os prefeitos sobre como evitar as penalidadesâ€, assinalou o presidente Neurilan Fraga.
    O presidente Neurilan Fraga destacou que os prefeitos estão preocupados com o final do mandato, pois os municÃpios iniciaram o ano de 2016 com o aumento do salário mÃnimo, o aumento do piso salarial dos professores e o reajuste anual pelo INPC sobre a folha de pagamento dos servidores. Essas obrigações farão com que os municÃpios enfrentem dificuldades para se manter enquadrados no limite de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.