A associação terá que implementar, em meio fÃsico e digital (site institucional) o livro de registro das doações de materiais e produtos recebidos pela unidade, bem como da destinação das referidas doações.
     No TAC ficou estabelecido ainda que a APAE terá que controlar – por meio fÃsico ou digital – as doações de alimentos perecÃveis e não perecÃveis recebidas pela instituição, para que estes sejam devidamente destinados aos seus alunos, bem como armazenados, garantindo a segurança alimentar.
     No termo a APAE se comprometeu também a publicar no site, até o mês de junho de cada ano, relatório geral das atividades desenvolvidas no ano anterior, incluindo as doações e os gastos realizados.
      A associação terá que disponibilizar, anualmente, a prestação de contas e a ata da assembleia geral de aprovação das contas, devidamente registrada em cartório. “A APAE se obriga a exercer controle rÃgido e transparente das doações em dinheiro, que devem ser imediatamente depositadas na conta bancária da instituição para fins de registro contábil, devendo este ser disponibilizado no site da instituiçãoâ€, diz trecho do TAC.
      A APAE se comprometeu ainda em renovar, anualmente, o Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura Municipal de Cuiabá, o credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação, bem como o Alvará do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e o Alvará Sanitário.
A fiscalização do TAC será feita pelo MPE ou pelos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência, bem como de Educação. O descumprimento do TAC implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00, sem prejuÃzo das medidas cÃveis cabÃveis ao caso.
Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso