Início COMUNIDADE EM PAUTA Centro municipal da covid-19 inicia atendimento na Escola Fábio Ribeiro

Centro municipal da covid-19 inicia atendimento na Escola Fábio Ribeiro

101
0
Google search engine
Foto por: Carlos Mingarelli

              O centro de atendimento municipal da covid-19 de Colíder, que até sexta-feira (10.07) funcionava no PSF Perin, iniciou suas atividades em endereço novo nesta segunda-feira (13). Toda a estrutura foi transferida para a Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz, um espaço amplo e com capacidade para receber com conforto e segurança tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes.

A unidade pode identificar e tratar os casos com sintomas leves de covid-19. O estabelecimento permite que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da atenção primária sejam mantidos na rotina habitual, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outros.

O secretário de Saúde, Rafael Bosco, fez uma visita técnica ao novo local. A mudança foi definida após a saturação da capacidade do Perin devido ao aumento da demanda para cerca de 160 atendimentos diários. “Após uma reunião com a equipe médica e os demais profissionais, nós decidimos que o melhor seria trazer os atendimentos do Perin para a Fábio Ribeiro, que tem um espaço mais amplo e melhores condições para atender a contento a nossa população”, explica Bosco.

SINTOMAS

O secretário orienta os moradores que apresentam dificuldades respiratórias ou outros sintomas característicos de covid-19 como perda do paladar e do olfato, que procurem imediatamente o centro de atendimento. “Nós temos uma equipe técnica altamente capacitada e que vai atender da melhor forma possível. O paciente já sai com a sua medicação após a avaliação e prescrição médica”, afirma.

Caso seja necessário, são solicitados exames complementares como de tomografia de tórax, por exemplo. “O paciente sai com o pedido e nós agendamos imediatamente para avaliação. Então, a população pode confiar e nos procurar caso precise e atenda a esses critérios”, explica Rafael Bosco.

Texto | Sérgio Ober

Veja as Fotos