
Imagem divulgação
Atenção, tutores de São Paulo: a partir desta segunda-feira (15), a cidade começará a emitir o Registro Geral do Animal (RGA) digital. Ou seja, conseguir um documento digital de identificação para os pets ficará mais fácil.
“Estamos numa cidade que gosta e cuida dos seus animais. É necessário manter um olhar especial com todos, como fazem entidades que ajudam na proteção aos animais,” explicou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no lançamento do documento digital para pets.
“Agora o tutor terá a facilidade de solicitar o serviço também de forma online, e receberá o RGA em arquivo digital para manter o documento do seu melhor amigo sempre disponível”, explicou Analy Xavier, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
O RGA é gratuito e obrigatório na cidade de São Paulo para cães e gatos com mais de três meses. O documento serve como carteira de identidade e conta com informações sobre o pet e também o tutor. Ao cadastrar o bichinho de estimação, o cidadão também ganha uma plaqueta com o número do registro para ser usado permanentemente na coleira do cão ou do gato.O cadastro dos pets pode ser feito gratuitamente pelo site SP156, que reúne diversos serviços oferecidos pela cidade de São Paulo aos moradores da capital estadual. Para registrar seu amiguinho, é necessário fornecer RG e CPF do tutor, comprovante de residência em nome do tutor, foto do animal e também comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Ainda será possível solicitar o documento presencialmente nos postos de atendimento da prefeitura mediante agendamento prévio.
Com o documento digital dos pets, a prefeitura visa garantir a segurança dos bichinhos. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, explicou Analy Xavier, da Cosap.
OlharDigital







