Início Agronegócio Cooperativa de rede de coletores de sementes busca apoio da Prefeitura de...

Cooperativa de rede de coletores de sementes busca apoio da Prefeitura de Colíder para se instalar no município

91
0
Google search engine

Da Assessoria de imprensa

fotos_bancoimagens_4709

              Um grupo de pequenos produtores familiares se reuniu na manhã desta quarta-feira com o prefeito Noboru Tomiyoshi e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha. Solicitaram apoio para a implantação no município da Cooperativa Agropecuária Mista de Nova Guarita (Cooperguarita). Formada por 124 associados, a associação é responsável pela gestão de uma rede de coletores de sementes em oito municípios: Apiacás, Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Santa Helena e, agora, em Colíder.

    fotos_bancoimagens_4713           João Paulo da Silva, presidente da filial da Cooperguarita em Colíder, explica que o apoio do governo municipal é fundamental para o fortalecimento das atividades da cooperativa. “A gente está dando esse suporte para ajudar o grupo a conseguir estrutura para que os nossos produtores possam ter essa atenção básica. A gente precisa da formalização do Alvará e de um espaço para instalar a sede. E o prefeito disse que está disposto a nos ajudar naquilo que for possível”.

fotos_bancoimagens_4714

Nevair José Rodrigues de Almeida, presidente da Cooperguarita, diz que em Colíder já são 24 produtores associados. A cooperativa, segundo ele, foi criada com a finalidade até coletar e comercializar sementes florestais e de hortifrútis. “E a intenção dessa reunião aqui em Colíder é que a gente consiga ampliar para o processo de produção de hortifrutigranjeiros. E nós fomos procurados pelos produtores de Colíder para que eles também pudessem desenvolver essa atividade aqui. E esperamos que o poder público possa contribuir”.

Ronaldo Vinha informa que vários produtores de Colíder associados à cooperativa já fornecem hortifrútis para a merenda escolar da rede municipal de ensino. “E faltava a eles essa organização, porque muitos deles não conseguem desovar a sua produção por falta de documentos. Estaremos dando esse apoio. Estamos satisfeitos com a chegada da cooperativa e vamos investir nessa parceria”, pondera o secretário.

O vereador Marcos Aragão (Marquinhos) também participou do encontro realizado na sede da prefeitura. “Os produtores querem se organizar para fornecer, até mesmo, para as escolas estaduais, que hoje tem uma grande deficiência de produtos. Então, eles querem se organizar para atender também o município. E o prefeito e o secretário se colocaram à disposição para ajudar. O que for possível ser realizado pelo poder público será feito”.

Redação: Sérgio Ober