Início Segurança Corpo de Bombeiros resgata trabalhadores de dentro de caixa d’água de prédio

Corpo de Bombeiros resgata trabalhadores de dentro de caixa d’água de prédio

142
0
Google search engine
Vítimas passaram mal durante pintura na parte interna da caixa d’água; resgate contou com apoio do Ciopaer

SD Karine Miranda | CBMMT

CBMMT

Corpo de Bombeiros resgata trabalhadores de dentro de caixa d’água de prédio em Cuiabá -

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde desta terça-feira (09.12), dois trabalhadores que passaram mal dentro da caixa d’água de um prédio localizado no bairro Coophema, em Cuiabá. As vítimas foram retiradas de dentro da estrutura pelos bombeiros, enquanto o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) auxiliou no resgate pela parte superior, em uma operação conjunta entre as forças de segurança.

As equipes do CBMMT foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 14h30. Segundo as primeiras informações, os trabalhadores realizavam pintura e manutenção interna da caixa d’água quando começaram a apresentar sinais de intoxicação. Além do CBMMT e do Ciopaer, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local.

De acordo com a capitã BM Beatriz Oliveira Castelli de Albuquerque, oficial de área responsável pela ocorrência, os trabalhadores não conseguiram deixar o local por conta própria devido à desorientação causada pela intoxicação. Diante do risco, foi estruturada uma operação conjunta envolvendo equipes de salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e suporte aéreo, com o uso de um helicóptero.

“Os bombeiros utilizaram técnicas de resgate vertical para alcançar os homens e retirá-los de dentro da caixa, conduzindo-os até a parte superior da estrutura, que tem cerca de 30 metros de altura. Com o apoio do Ciopaer, eles foram removidos com segurança e receberam os primeiros atendimentos ainda no local, pelas equipes do CBMMT e do Samu”, explicou a capitã.

Após o resgate, os trabalhadores foram encaminhados a uma unidade de saúde para avaliação médica. Não há informações sobre o estado de saúde atual das vítimas.

Orientações 

O Corpo de Bombeiros Militar alerta que qualquer intervenção em espaços confinados deve seguir normas de segurança, incluindo a utilização de equipamentos de proteção apropriados, monitoramento da qualidade do ar e ventilação forçada para dispersão de vapores tóxicos. Trabalhos com tintas, solventes ou substâncias químicas devem ser rea