
Imagem reprodução

Para zelar pela segurança dos profissionais de saúde e também da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Colíder está disponibilizando equipe para atendimento domiciliar. Caso a pessoa tenha qualquer sinal ou sintoma como febre, tosse, dificuldade para respirar, deve entrar em contato com os profissionais do PSF Perin pelo telefone celular 66 99908-0180. Com o chamado uma equipe irá se deslocar até a residência do paciente para o devido atendimento e em caso suspeito grave tomará as medidas ambulatoriais necessárias.
O prefeito Noboru Tomiyoshi entende que a medida é necessária devido aos crescentes casos da doença na região, o que aumenta a preocupação com relação a transmissão da doença no município. “Com a ampliação do serviço irá se evitar a transitação de pessoas com caso suspeito de Covid-19, o que preservará a população do contágio”.
Um alerta do prefeito é o de se evitar realizar festas, aglomeração de pessoas, pois é um momento que pode acontecer o contágio em grande escala. “Precisamos tomar todos os cuidados, não sabemos quem está com coronavírus”, conclui.
“Nós estamos muito preocupados”, comenta o vice-prefeito Massahiro Ono, considerando que nas cidades vizinhas todos os dias aumentam os casos de coronavírus.
Ono ressalta que os gestores estão adotando tudo o que é tecnicamente recomendado pela Organização Mundial da Saúda – OMS e pede que a população se conscientize da necessidade de manter as regras de distanciamento social e utilização de máscaras.
Para o secretário de Saúde, Rafael Bosco, o serviço de atendimento domiciliar é mais uma ferramenta de reforço ao combate do coronavírus oferecido à população. Aqueles que identificarem os sintomas da doença, especialmente se estiverem voltando de áreas de risco, devem fazer contato pelo telefone para que a equipe se dirija até o local para atendimento domiciliar. “Esse é um esforço para minimizar cada vez mais os riscos de transmissão da doença”, ressalta o secretário.
A coordenadora de Atenção Básica de Saúde no município, Kellen da Silva Sousa, fala que os atendimentos domiciliares serão realizados a partir do próximo sábado, dia nove de maio e frisa que somente as pessoas que apresentarem sinais e sintomas para Covid-19 devem ligar ou enviar mensagem pelo WhatsApp. Explica que será realizada uma pré-triagem onde se identificará a necessidade da equipe ir até o endereço.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados e domingo das 7h às 17h.







