Cursos a distância são opção para continuar estudando em isolamento domiciliar

    146
    0
    Google search engine

    Do Senado FederalCursos a distância são opção para continuar estudando em isolamento domiciliar.Muitas plataformas de ensino a distância oferecem cursos gratuitos. 

          Para evitar a transmissão da Covid-19 muitas atividades sociais presenciais foram suspensas. Profissionais estão trabalhando em casa e aulas nas escolas e universidades foram interrompidas. Mas o tempo no isolamento pode ser aproveitado para manter os estudos e se capacitar. Muitas plataformas de ensino a distância oferecem cursos gratuitos. É o caso da plataforma “Saberes”, do Instituto Legislativo Brasileiro, o ILB, que exerce as prerrogativas de Escola de Governo do Senado Federal. Os cursos podem ser acessados por computador, tablet e celular conectados à internet.

    A estudante do quinto semestre de Jornalismo, Lara Kinue já aproveitou a pausa na faculdade e no estágio para estudar pela plataforma “Saberes”. (Lara) “Eu já fiz dois cursos da plataforma. Fiz um sobre a Lei Maria da Penha e outro sobre Processo Legislativo Federal. Eu acho o site extremamente intuitivo, ele é muito fácil. E, em relação aos cursos, eu acho os conteúdos extremamente relevantes. Por exemplo: sobre o Processo Legislativo Federal achei muito relevante mesmo.

    Não só para as pessoas que trabalham com atividade legislativa, mas também para quem tem interesse em conhecer. Porque, diariamente a gente está vendo na imprensa temas relacionados ao Congresso Nacional e, às vezes, a gente não tem um conhecimento sobre aquilo.” (Rep) Lara chama a atenção para a importância de se manter uma rotina de estudos durante o período de isolamento. (Lara) “Apesar de eu não estar indo fisicamente para a minha universidade e pro meu estágio, eu não deixei em momento nenhum de fazer atividades ligadas a essas instituições. Eu acho isso muito importante pra gente manter a rotina.

    Principalmente, eu vejo uma vantagem em relação à saúde mental, porque é muito ruim você ficar completamente parado. O dia inteiro a gente acaba tendo acesso a essas informações ruins sobre a pandemia” (Rep) A estudante ainda pretende fazer novos cursos. (Lara) “Eu com certeza vou fazer outros cursos, não só da plataforma como de outros. Eu acho que esse é o momento para a gente aproveitar pra aperfeiçoar o currículo, aprender novas áreas”. (Rep)

    A plataforma “Saberes” pode ser acessada no endereço saberes.senado.leg.br. Entre os cursos oferecidos estão “Excelência no atendimento”; “Cerimonial no ambiente legislativo” e “Gestão Estratégica com foco na administração pública”. Uma boa opção para quem está se preparando para o próximo concurso do Senado são os cursos “Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico”; “O poder Legislativo” e “Introdução ao Direito Constitucional”.

    As medidas de isolamento para conter o novo coronavírus suspenderam aulas presenciais. Porém, é possível manter uma rotina de estudos por meio de cursos a distância. Uma opção é a plataforma “Saberes”, do Instituto Legislativo Brasileiro, o ILB, que exerce as prerrogativas de Escola de Governo do Senado Federal. Os cursos podem ser acessados por computador, tablet e celular conectados à internet. Ouça a reportagem de Regina Pinheiro.

    Rádio Senado