Início Agronegócio DE OLHO NO CLIMA: agronegócio reforça monitoramento climático para enfrentar desafios da...

DE OLHO NO CLIMA: agronegócio reforça monitoramento climático para enfrentar desafios da safra 2023/2024

101
0
Google search engine

Ondas de calor e padrões de chuvas atípicos têm impactado a produção

Henrique Almeida

El Niño, Brasil
Foto: Envato

O cenário climático extremo, influenciado pelo fenômeno El Niño, está desencadeando uma intensificação nos esforços do agronegócio para monitorar e enfrentar as condições adversas durante a safra 2023/2024. Ondas de calor e padrões de chuvas atípicos têm impactado a produção, levando produtores e empresas do setor a adotarem tecnologias avançadas de previsão meteorológica.

A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica, relata um aumento significativo na demanda por seus serviços, com mais de 350 produtores conectados à plataforma. A meteorologista Nadiara Pereira destaca a necessidade crescente de informações precisas de curto e médio prazo para orientar as decisões de plantio e colheita, bem como previsões de maior alcance para fornecedores de insumos e maquinário.

El Niño, resultando no ano mais quente globalmente e em diversos eventos climáticos extremos. Chuvas acima da média no Sul do Brasil, estiagem severa no Centro-Oeste e Norte afetaram o plantio de diversas culturas, comprometendo a safra 2023/2024. Nadiara Pereira alerta que as perdas podem superar a safra de 2015/2016, com ondas de calor mais intensas e chuvas irregulares.