Dr. Alverson Ströher esclarece sobre fraturas maleolares

    155
    0
    Google search engine
    Fraturas maleolares são lesões extremamente frequentes, causadas por traumas rotacionais na região do tornozelo. Apesar do mecanismo de trauma ser comum, caracteriza-se por enorme variação de lesões, fundamentalmente à custa da intrincada anatomia ósteo-cápsuloligamentar.
    _
    O diagnóstico das fraturas do tornozelo é, em geral, relativamente simples, baseando-se na história clínica, no exame físico e na avaliação por imagem da região. É importante lembrar que o aumento da atividade esportiva e o envelhecimento populacional em âmbito mundial podem provocar fraturas por estresse ou por insuficiência do tecido ósseo, devendo ser suspeitadas na vigência de dor persistente no tornozelo.
    _
    Embora classicamente fraturas não-desviadas possam ser manejadas de forma não-cirúrgica, a maioria das fraturas bimaleolares desviadas deve ser abordada cirurgicamente. A decisão do momento e da tática cirúrgica depende de inúmeros fatores, como as condições de partes moles locais, os recursos técnicos e tecnológicos da equipe médica e o completo entendimento das lesões existentes.
    _
    ????? Dr. Alverson Ströher
    ? CRM-RJ 52.93361-9
    ? Dor, Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva
    ? RJ (21) 99511-2225 / 97582-3131
    ? MT (66) 99604-5167
    _