Início COMUNIDADE EM PAUTA É falso que ‘imagens de bom dia’ estão sendo usada por hackers...

É falso que ‘imagens de bom dia’ estão sendo usada por hackers para roubar dados

202
0
Conceptual image for news that does not portray reality. Social network.
Google search engine

Imagem ilustrativa divulgação

LUPA

#Verificamos: É falso que ‘imagens de bom dia’ estão sendo usada por hackers para roubar dados

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news

“A partir de amanhã, não envie fotos da rede, leia o seguinte artigo para entender.

Exclua todas as fotos e vídeos de Bom dia, Boa noite e outras saudações o mais rápido possível. Leia o artigo a seguir com atenção e você entenderá o porquê. Leia tudo! Envie esta mensagem com urgência para o maior número possível de amigos para evitar invasões ilegais.

Aviso da advogada Olga Nikolaevnas: atenção! Pra quem gosta de enviar Bom dia! É um lindo dia! Boa noite! Pessoal da imagem, por favor, não envie essas boas mensagens.

Hoje, Shanghai China International News enviou SOS para todos os assinantes (este é o terceiro lembrete), e os especialistas aconselham: Não envie fotos e vídeos de bom dia, boa noite, etc. O relatório mostra que os hackers que atacaram a China criaram essas imagens, e essas imagens e vídeos são lindos, mas há um código de phishing oculto e, quando todos enviam essas mensagens, os hackers usam seu dispositivo para roubar informações pessoais, como informações de cartão de banco e dados e invadir seu telefone”
Texto compartilhado no Whatsapp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há indícios de que “hackers que atacaram a China” estariam inserindo um código malicioso em imagens e vídeos para roubar dados de usuários do WhatsApp. A suposta fonte do boato, o jornal Shanghai China International News, não existe.

O texto compartilhado no Whatsapp cita ainda “phishing”. Trata-se de um tipo de golpe no qual o usuário de um determinado dispositivo eletrônico é levado a fornecer informações aos golpistas, como dados pessoais e senhas. Esse tipo de golpe é comum no WhatsApp, mas, geralmente, esses golpes são aplicados através de links — e não de vídeos ou imagens.

Lupa verificou alguns desses golpes, como, por exemplo, o do abono emergencial de Natal. Para alertar a população, a SaferNet, ONG refere?ncia na promoc?a?o e defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil, publicou em seu Instagram um vídeo explicando como não cair nesses golpes, dando dicas importantes para a segurança dos usuários.

Golpes reais

O presidente da Safernet, Thiago Tavares, afirmou que a corrente que circula no WhatsApp faz parte de uma campanha de desinformação sobre as novas políticas da plataforma. Contudo, em alguns casos, imagens podem ser usadas como um vetor para a infecção por um malware (código malicioso).

O “stegosploit” é uma técnica utilizada por criminosos para ocultar código malicioso ou malware em pixels de imagens. Muitos usuários desavisados acabam baixando uma imagem que contém um desses códigos, que podem ser usados para roubar dados de um computador ou danificar programas, por exemplo.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.

Esta? ?verificação ?foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos