
Outras quatro unidades que atendem ao Ensino Médio fazem parte do projeto de escola referência
Viviane Saggin | Assessoria Seduc-MTÂ
Duas escolas da rede estadual terão currÃculo adaptado ao perÃodo integral – Foto por: Assessoria Seduc-MT

           Contempladas com o projeto referência “Educação Integral em Tempo Integral†da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), as Escolas Estaduais Alfredo de Araújo Granja e Daury Riva instaladas em Arenápolis e Juara, respectivamente, estão se preparando para o inÃcio do ano letivo. As unidades, que atendem alunos do Ensino Fundamental, estão reorganizando os espaços e conteúdo curriculares para oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, acolhendo os estudantes de forma completa.
          Em Arenápolis, a EE Alfredo de Araújo Granja atenderá em 2016 cerca de 240 alunos, no 1º Ciclo (1ª, 2ª e 3ª fases) e 2º Ciclo (1ª e 2ª fases). “Estamos nos organizando desde 2014 para a mudança e agora o projeto está tomando forma. Sabemos que há muito a ser feito, restruturação dos espaços e a formação dos profissionais da unidade que irão trabalhar com esse formato de escolaâ€, comenta o diretor Olair da Cunha.
       De acordo ele, a comunidade escolar foi informada e chamada para discutir o sistema de ensino, e abraçou a ideia, já que era um desejo antigo. “Diversas vezes estivemos na Seduc solicitando a implantação do projeto, e graças ao atual governo esse momento chegouâ€, comenta o diretor, que é graduado em História e pós-graduado em Metodologia da História para o Ensino Fundamental e Médio, e em Gestão Escolar.
       Em Juara, com a adequação da matriz, a EE Daury Riva contará com 12 turmas, do 1º ao 9º Anos, além de sala de recurso, com o total de 281 estudantes. “Desde que foi transferida para imóvel próprio, em 2012, a demanda foi reduzindo. Com o intuito de sanar o problema inerente à baixa demanda, a comunidade escolar aceitou a proposta de tempo integralâ€, explica a recém-eleita diretora Isabel Cristina Araújo, pedagoga e bacharel em Direito, que está cursando especialização em Gestão Escolar.
      “A expectativa, principalmente por parte dos alunos e pais, é grande. Temos consciência de que devemos apresentar resultados para a comunidade escolar, que há cerca de dois anos fomenta o desejo de uma escola que ofertasse mais do que a base comum, isso porque a maioria das famÃlias não têm poder aquisitivo para proporcionar aos filhos cursos de aperfeiçoamento, de artes, esportes, material pedagógico e instrumentos que possam contribuir e assegurar o aprendizadoâ€, menciona Isabel.
      Os educadores concordam que escola em perÃodo integral só faz sentido se torna o aprendizado significativo, com o aluno como seu coautor, permite um aprofundamento no conhecimento, ampliação do olhar, e a valorização das diversas áreas que fazem parte da formação do aluno e do trabalho com as competências tanto sociais quanto intelectuais. “Não basta aumentar o tempo do aluno na escola. Ter mais tempo exige ter mais planejamento pedagógico para aproveitar de forma mais transversal esse perÃodoâ€, frisa Cunha.
Desafios
    Os gestores apontam algumas questões que ainda precisam ser resolvidas, como a reestruturação dos espaços existentes como os banheiros, construção de vestiários e de refeitórios maiores para atender com mais qualidade aos alunos. “A ampliação da jornada escolar e a diversificação das atividades demandam outros espaços de trabalho para professores e alunosâ€, frisa Cunha.
     Além disso, ele alerta para a necessidade de continuidade da ampliação da jornada escolar para crianças que saem do 5º ano e vão para uma escola em tempo parcial. “É preciso articulação entre as redes municipal e estadual de ensino para ofertar aos alunos a continuidade da educação integralâ€.
      Para Isabel é necessário o apoio incondicional da Seduc no que diz respeito à elucidação das dúvidas que venham a surgir, garantia de condições favoráveis à estadia e permanência dos alunos na escola, com a construção, melhoria e adequação dos ambientes.
     O secretário adjunto de PolÃtica Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo, garante que a instituição dará todo o apoio necessário aos gestores e à s escolas. “Devemos fazer significativas adequações na estrutura fÃsica das unidades para criarmos um ambiente favorável ao alunoâ€, disse, Fraga, ressaltando que a escola precisa ser atrativa e agradável ao estudante.
Ensino Médio
       Outras quatro unidades escolares da rede estadual, que atendem ao Ensino Médio, passarão a contar em regime integral. Em Cuiabá, José de Mesquita e Antônio Epaminondas, e em Rondonópolis, Pindorama e André Maggi.






