O curso  é voltado a gerentes, coordenadores e superintendentes das secretarias de Gestão e de Planejamento, e  visa preparar os servidores públicos do Estado de Mato Grosso para uma liderança efetiva e ética.
Imagem divulgação

D`Laila Borges | SegesÂ
            A Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência de Escola de Governo, realiza entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro o curso Liderar e Comunicar que visa preparar os servidores públicos do Estado de Mato Grosso para uma liderança efetiva e ética, por meio do desenvolvimento de raciocÃnio interdisciplinar e comunicação assertiva, direcionados para atuação em problemas globais, mas com consequências locais.
         O treinamento será voltado a gerentes, coordenadores e superintendentes das secretarias de Gestão e de Planejamento. Serão qualificadas 20 pessoas e as vagas já foram todas preenchidas.
Entre os temas a serem tratados estarão negociação eficaz; carisma e como falar em público; pensamento estratégico e criativo; apresentações persuasivas e escrita de discursos.
        A expectativa é que ao final do treinamento, os servidores sejam capazes de identificar os tipos de comunicação, construir discurso direcionado ao público alvo, identificar diferentes perfis comportamentais e extrair o melhor de cada um deles e preparar-se para fazer um discurso para um grande grupo.
           O curso também será composto por dinâmicas onde os facilitadores, Ciro Moraes dos Reis e Eleakim Dias, irão fazer exercÃcios com a turma para desenvolver competências ligadas à credibilidade passada durante um discurso.
          Os participantes ainda serão submetidos a sessões de questionamentos rápidos e desafiadores nos quais terão de elaborar respostas que não ultrapassem 30 segundos. Serão feitas rodadas eliminatórias em dias diferentes, possibilitando a melhoria da performance para cada participante durante os questionamentos.
          Os servidores também serão divididos em times e cada um será responsável pela elaboração de legislação para um paÃs fictÃcio recém-formado. Existirão pares de equipes com temas opostos e estes irão debater sobre as leis criadas, com o intuito de receber votação favorável do restante da turma, que representará o parlamento.
        A qualificação é livremente inspirada na Academia de Preparação de LÃderes Globais (Preparing Global Leaders Academy) de Amã na Jordânia.