Início Cultura, Turismo e Lazer Exposições e mostras culturais são opções no fim de semana em Cuiabá

Exposições e mostras culturais são opções no fim de semana em Cuiabá

243
0
Google search engine

FLORICULTURA ART SITE

Várias opções de exposições gratuitas continuam para o público. G1 preparou uma lista com datas, horários, valores e locais.

Do G1 MT

Exposição 'Exposição 16... Conte outra vez', em Cuiabá. (Foto:  Protásio de Morais)
Exposição ’16… Conte outra vez’, em Cuiabá. (Foto: Protásio de Morais)

Diversas exposições gratuitas que podem ser conferidas pelo público estão na programação cultural deste fim de semana em Cuiabá. Uma das opções é conhecer a história de superação da artista plástica Aidé Lucréia, através da mostra ‘Traços que deixam rastros’.

O G1 preparou uma lista com datas, horários, valores, locais e sinopse das atrações. Confira logo abaixo:

’16… Conte outra vez’ A exposição “16… Conte outra vez”, da artista Capucine Picicaroli, é composta por 15 telas, três instalações e um vídeo-arte, da autoria do cineasta João Manteufel. A coleção começa a ser exposta nesta sexta-feira (28) no Museu de Arte de Mato Grosso, e pode ser visitada de terça-feira a domingo de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Exposição '16... Conte outra vez', em Cuiabá. (Foto: Protásio de Morais)
Exposição ’16… Conte outra vez’, em Cuiabá. (Foto: Protásio de Morais)

A mostra irá estimular o clima de fantasia, onde a artista apresenta o trabalho que desenvolveu para o museu: “Uma viagem pelo universo de grandes clássicos da literatura infantil reproduzidos pelo cinema, contos de fada e fábulas”. As salas foram preparadas para essa exposição, tendo trilha sonora especial para o público que se aventurar pela arte vivaz de Capucine.

O Museu de Arte de Mato Grosso está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565 no Centro de Cuiabá.

Exposição Harmonia em Cores A exposição “Harmonia em Cores”, do artista plástico rondonopolitano Nilson Machado, está aberta para o público no Pavilhão das Artes até o dia 10 de dezembro. A exposição conta com 16 obras em acrílico, trazendo temas do cenário das músicas sertanejas. A exposição é gratuita e pode ser conferida durante a semana, das 13h às 18h30.

A mostra inédita traz obras de importantes músicas do cenário sertanejo: ‘Fuscão Preto’, ‘O Menino da Porteira’, ‘Chalana’, ‘Boate Azul’ entre outros clássicos que marcaram época. Com o seguimento neo-primitivista o artista busca retratar nos seus quadros a conexão das composições musicais com o cenário bucólico e simplista do pantaneiro.

O Pavilhão das Artes fica localizado nas dependências do Palácio da Instrução, no Centro Histórico de Cuiabá.

Exposição Fecundo Cerrado, em Cuiabá. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Exposição Fecundo Cerrado, em Cuiabá. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Exposição Cerrado A exposição intitulada “Fecundo Cerrado” pode ser visitada no Museu da Caixa D’ Água Velha. A exposição pode ser conferida até o dia 12 de dezembro de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h e nos finais de semana e feriados das 9h às 12h e 13h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por cinco artistas cuiabanos, autores de telas e esculturas que celebram a regionalidade mato-grossense através da natureza. Carlos Lopes, Ruth Albermaaz, Rosylene Pinto, Benedito Nunes e Guada Senatore assinam os trabalhos que ficarão expostos no museu até 12 de dezembro.

O coordenador do Museu da Caixa D’Água Velha Felipe Campos, revela que teve muito cuidado em selecionar artistas cuiabanos para mostrar um pouco do seu ponto de vista a respeito do nosso bioma. O Museu da Caixa D’Água Velha está localizado na Rua Comandante Costa, s/nº.

Gravuras de Tarsila do Amaral podem ser vistas na exposição 'Modernistas Brasileiros', no Museu de Arte de MT (Foto:  Josi Pettengill/Secom-MT)
Gravuras de Tarsila do Amaral podem ser vistas na exposição ‘Modernistas Brasileiros’, no Museu de Arte de MT (Foto: Josi Pettengill/Secom-MT)

Modernistas Brasileiros A exposição ‘Modernistas Brasileiros’ ainda pode ser visitada no Museu de Arte de Mato Grosso, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, as 40 gravuras que estão em amostra foram pintadas por sete artistas brasileiros do período modernista. A entrada é gratuita e a mostra segue até domingo.

As obras podem ser visitadas no horário das 9h às 17h. As obras que compõem a exposição são originais e à Secretaria de Cultura de Mato Grosso em 1995. Essas telas ficaram guardadas por 19 anos no estado e só agora o público irá ter acesso a elas.

Entre os artistas estão: Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dia, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral. As gravuras modernistas revelam o estilo que cada artista pinta através da técnica do movimento. Segundo a assessoria, as técnicas utilizadas foram a serigrafia, gravuras em metal e xilogravura.

O Museu de Arte de Mato Grosso fica localizado na Rua Barão de Melgaço, nº 3.565, no centro da capital. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65) 3025-3221.

Exposição de presépios no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. (Foto: Natália Nogueira/Assessoria)
Exposição de presépios no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. (Foto: Natália Nogueira/Assessoria)

Presépios Dezesseis presépios de artistas regionais, entre eles Junne Fontenelle e Alair Fogaça, estão expostos no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso por meio de parceria com o Sesc Casa do Artesão. A exposição iniciou dia 11 de novembro e segue até o dia 6 de janeiro de 2015. A exposição está com o tema: “Presépios: Tradição Natalina”. Outras cinco obras exclusivas do acervo permanente do museu devem fazer parte da exposição.

Presépio, uma invenção de São Francisco de Assis, simboliza a simplicidade e as dificuldades enfrentadas pela Virgem Maria e São José no nascimento de Jesus. O santo decidiu mostrar às pessoas mais humildes como ocorrera o nascimento de Jesus, através de esculturas feitas em barro. Desde então, os presépios passaram a ser montados em igrejas e casas de todo o mundo.

O período para visitação é de terça a domingo, de 9h às 17h. O museu está localizado na Rua Clóvis Hugueney, na Praça do Seminário, Bairro Dom Aquino, na capital.

A “Exposição #cba7” ficará no museu até o dia 7 de dezembro (Foto: Mayke Toscano/Prefeitura Cbá)
A “Exposição #cba7” ficará no museu até o dia 7 de dezembro (Foto: Mayke Toscano/Prefeitura Cbá)

CBA 7 A exposição “CBA 7”, que reúne 49 fotos amadoras sobre a cuiabania por diversos ângulos, pode ser conferida no Museu da Caixa D’água Velha, em Cuiabá. A mostra reúne imagens registradas pela população em uma ação cultural realizada pela Prefeitura Municipal através das redes sociais. A entrada é gratuita.

A seleção de fotos foi julgada pelos publicitários Leonardo Marques e João Paulo Adrien, que priorizaram os registros que mais retratavam Cuiabá de forma inovadora, com um olhar peculiar e individual e que estariam de acordo com o regulamento. A “Exposição #cba7” também divide espaço no museu com outras mostras culturais e a mostra pode ser conferida até o dia 7 de dezembro.

O horário de funcionamento do Museu da Caixa D’Água velha é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e das 9h às 12h e da 13h às 17h nos fins de semana e feriados.

Exposição “Traços que deixam rastros”, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)
Exposição “Traços que deixam rastros”, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)

Exposição “Traços que deixam rastros” A artista plástica Aidé Lucréia começou a exposição “Traços que deixam rastros” no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). A exposição retrata sua superação de ter perdido as duas mãos em um acidente de trabalho e a ajuda de uma professora de artes. A entrada é gratuita.

A mostra pode ser visitada até a próxima segunda-feira (1º), das 8h às 18h de segunda à sexta-feira. As 22 telas expostas no museu retratam a superação da artista, de mulheres que passaram por sua vida, que são passados por auto-restratos.

O tema “Traços que deixam rastros”, foi escolhido para homenagear as mulheres. A vida da artista plástica mudou quando conheceu uma professora de artes, que a ajudou a superar e ensinou a fazer artes em telas.

O Misc está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 79, no Centro da capital.